Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Prática de atividades físicas ajudam na prevenção ao câncer


Compartilhe:

Publicado por

em

Veja como alguns esportes podem ajudar na prevenção e tratamento do câncer!

Os esportes têm um impacto imenso na vida diária e na saúde de uma pessoa. Eles não apenas fornecem uma rotina interessante, mas também um corpo saudável.

Praticar atividades físicas como esportes melhora a função cardíaca, reduz os riscos de diabetes, controla o açúcar no sangue, diminui a tensão e o nível de estresse e também atua diretamente na prevenção do câncer!

 

E é justamente sobre esse último benefício que falaremos no artigo de hoje. Vamos explicar a relação dos exercícios e esportes com o câncer! Confira!

Os exercícios e a prevenção do câncer

O exercício é muito benéfico para a saúde e ninguém duvida disso. Mas devemos acrescentar a isso o fato de que pode até ajudar a prevenir certos tipos de câncer.

Na verdade, descobriu-se que hábitos de vida saudáveis podem ajudar a prevenir até 30% das doenças cancerosas!

A Sociedade Americana de Câncer revela que com cerca de 120 minutos de exercícios por semana, você pode reduzir o risco de vários tipos de câncer, como o de mama, endométrio e cólon. Além disso, está comprovado que a prática de esportes também traz benefícios para quem sofre de algum tipo de câncer. Explicamos o motivo:

Como o esporte ajuda no combate ao câncer?

Com os exercícios podemos reduzir a gordura corporal e a concentração de certos hormônios que podem favorecer o aparecimento do câncer. Não vamos esquecer que a obesidade é uma das causas mais conhecidas da doença, depois do tabagismo.

O exercício melhora o funcionamento do sistema digestivo, o que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de cólon em 24%. Por outro lado, o trabalho de tonificação e os exercícios cardiovasculares podem prevenir o câncer de pulmão ou de mama.

Uma vida ativa, com a prática de algum tipo de esporte, ajuda na prevenção da doença e também é benéfica para os pacientes que estão em fase de recuperação.

Mostra-se que a prática esportiva sob supervisão médica e mensuração de duração, frequência e intensidade pode ser realizada sem riscos durante os tratamentos de quimioterapia e radioterapia.

Por que o exercício funciona?

Um dos efeitos causados pela prática de atividades é a regulação do açúcar no sangue e dos hormônios sexuais e também do metabolismo e da função imunológica.

Dependendo do câncer específico, um ou mais desses mecanismos podem ser mais importantes do que os outros. Portanto, para o câncer de mama, os benefícios dos exercícios são realmente impulsionados pelo impacto sobre os hormônios sexuais, por exemplo.

Também pode afetar o desenvolvimento ou risco de câncer por meio da redução da obesidade, um fator de risco para muitos cânceres.

Outros benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas

Como você viu acima, a prática de atividades físicas é um grande aliado na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer. Mas a lista de benefícios não para por aí.

Confira mais algumas vantagens da prática de esportes:

Controle de peso

O problema da obesidade é enfrentado por milhões em todo o mundo. Ser obeso aumenta os riscos de hipertensão e doenças cardíacas. Uma das melhores maneiras de se livrar da obesidade é praticando esportes.

A atividade física ajuda a controlar seu peso. A maioria dos esportes são atividades físicas intensas que queimam calorias extras de forma rápida e eficiente. Praticar esportes é uma ótima maneira de queimar todo aquele peso extra e obter a forma corporal ideal.

Praticar atividades físicas, enquanto administra um plano de dieta adequado, pode ser muito mais eficiente do que qualquer outra coisa. A obesidade é causada pela gordura extra presente em seu corpo.

Essa gordura corporal pode ser queimada com exercícios. O único problema é que malhar parece uma tarefa árdua e mais cansativa. Por outro lado, os esportes são muito divertidos. Você continua jogando mesmo depois de ficar cansado, porque você gosta do que está fazendo.

Diminuição da hipertensão

A hipertensão ou pressão alta é um grande risco para a saúde de pessoas de todas as partes do mundo. A hipertensão pode causar um acidente vascular cerebral ou outras doenças de saúde.

A boa notícia é que a atividade física ajuda a manter a pressão arterial normal. Além disso, os esportes fornecem todos os alongamentos, corridas e exercícios de que você precisa.

Portanto, praticar atividades físicas pode ser uma ótima maneira de combater a hipertensão. A maioria dos especialistas em saúde e médicos recomendam que as pessoas que sofrem com esse problema façam exercícios regularmente.

Os esportes são a melhor forma de treino físico que é interessante e emocionante. As pessoas que praticam esportes regularmente mantêm a pressão arterial normal em comparação com as que não praticam.

Níveis de colesterol mais baixos

Praticar esportes e se manter ativo ajuda a controlar o nível de colesterol. De acordo com vários tipos de pesquisas, foi comprovado que pessoas com alta atividade física apresentam níveis de colesterol mais baixos do que aquelas que mantêm um estilo de vida sedentário.

Atletas de destaque, como Cristiano Ronaldo e outros, apresentam níveis de colesterol incrivelmente baixos, mesmo depois dos trinta anos.

Melhor circulação sanguínea

A circulação sanguínea começa a melhorar conforme você pratica esportes. Ao correr ou participar de outras atividades físicas, o corpo permanece bem oxigenado.

Assim, você fica mais saudável e ativo. Ser ativo também pode aumentar a contagem de hemoglobina e o volume sanguíneo. Quando você se movimenta, seu coração começa a bater mais rápido e uma carga extra é colocada nos músculos do coração.

Essa carga extra fortalece a musculatura cardíaca, o que melhora o fluxo geral de sangue. O exercício aeróbico regular aumenta a densidade capilar dos músculos em atividade de forma saudável.

Se o seu coração começa a funcionar melhor, isso acaba resultando em uma melhor taxa de bombeamento do coração. O resultado geral é que você pode se exercitar mais com menos estresse.

Como você pode perceber, a prática de atividades físicas proporciona uma incrível quantidades de pontos positivos. Por isso, considere incluir alguns exercícios na sua rotina se ainda não o faz.

Aproveite também para experimentar alguns esportes radicais, como um salto de paraquedas ou fazer uma sessão de mergulho.

Qualquer atividade em que você possa se movimentar vai proteger seu organismo contra o câncer e ainda melhorar as condições físicas!

Compartilhe: