Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Agricultor investe no cultivo de pimentas em Ariquemes, RO, e passa a vender para o AM


Compartilhe:

Publicado por

em

Produtor possui cerca de 6 mil pés de três tipos de pimenta. Veja vídeo com receita de pimenta em conserva. Parte 1: produção de pimentas no Vale do Jamari
Um agricultor de Ariquemes (RO) está investindo no cultivo de pimenta e, além de atender o mercado local, a produção também está sendo vendida para Manaus (AM). Em uma área arrendada em uma propriedade rural, Edson José da Silva produz pimentas biquinho, de cheiro e cumari. Confira no vídeo acima dicas para o plantio em casa e uma receita de conserva de pimenta.
Edson, que é natural de São Paulo, possui atualmente uma lavoura com seis mil pés da especiaria e explica que a região ensolarada ajuda no plantio.
“Toda planta precisa do sol, então com o clima mais quente fica mais fácil a condução dela porque ela produz mais. Ela tem uma aceitação melhor com o sol”, diz.
O produtor conta que cuida bem do solo e investe em manejo para controlar as pragas, o que garante um melhor rendimento da produção.
A colheita é feita toda manualmente e, ao mesmo tempo, uma nova área está sendo preparada para a nova safra. A Secretaria de Agricultura de Ariquemes vê como uma boa alternativa de renda para a agricultura familiar e cede aos produtores horas de máquina para o arado da terra.
“O produtor vem investindo nas técnicas corretas, variedades corretas, e isso está tendo um resultado expressivo com o apoio da prefeitura de Ariquemes e Secretaria de Agricultura que está entrando nessa parceria com hora/máquina. Na contrapartida o produtor está investindo nas técnicas corretas, estratos culturais e adubação”, diz Antônio Marcos, secretário de agricultura.
Veja mais notícias do Rondônia Rural

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: