Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Profissões autônomas atraem cada vez mais os brasileiros


Compartilhe:

Publicado por

em

 


Uma das principais dificuldades que permeiam a vida de jovens recém-formados e até mesmo adultos no mundo atual é encontrar uma carreira desafiadora que se adapte a velocidade rápida com a qual eles estão acostumados a trabalhar.

Nesse sentido, algumas soluções encontradas por profissionais em busca de desafios em um ambiente de trabalho em constante evolução foi seguir em direção às diversas profissões autônomas, que têm conquistado cada vez mais brasileiros.

Além de remover possíveis limitações geográficas na busca de clientes e permitir alcançar o sucesso de forma muito mais rápida que empregos tradicionais, esses trabalhos permitem uma rotina flexível e o enfrentamento de desafios interessantes na rotina.

Diversas profissões autônomas em alta

Uma das principais profissões autônomas para quem pretende mudar de carreira é a do empreendedor online, especialmente relacionada ao e-commerce em plataformas como Amazon, Mercado Livre e muitas outras opções.

Abrir uma loja física demanda muito tempo e investimento do comerciante, principalmente quando se leva em conta os altos custos de manter um espaço físico que requer a contratação de funcionários.

Além de não precisar alugar um estabelecimento, uma loja online precisa de muito menos tempo e investimento para administrar e permite que empreendedores comecem um negócio lucrativo de dentro de suas casas ou garagens.

Existem diversos sistemas que automatizam o controle de estoque e proporcionam vantagens organizacionais e tem surgido cada vez mais serviços que ajudam a lidar com questões técnicas e burocráticas, o que diminui muito a barreira de entrada para quem está interessado a começar a empreender.

Da mesma forma, um dos tipos de profissional autônomo que mais tem crescido nos últimos anos é o do consultor financeiro pessoal.

Assim como um contador que examina e auxilia a saúde financeira de uma empresa, esse especialista, que também pode ter formação contábil, é voltado para a saúde financeira de uma microempresa, microempreendedor individual ou até mesmo pessoa física.

Nesse sentido, ele auxilia em questões econômicas e pode até mesmo recomendar investimentos e outros serviços, como o promissor recente acesso ao registro centralizado de receitas, que faz com que elas tenham a possibilidade de crescer e se desenvolver cada vez mais no futuro.

Outro tipo de profissional autônomo de destaque no Brasil e em outros países durante as últimas décadas é o dealer de poker.

Essencial para a realização de qualquer evento oficial do esporte das cartas, essa profissão vem ganhando fama diretamente proporcional ao poker, modalidade que conta com mais de 10 milhões de praticantes apenas no Brasil, 60 milhões nos Estados Unidos e impressionantes 100 milhões ao redor do planeta.

De acordo com Toby Stone, diretor do European Poker Tour que passou uma boa parte da carreira como dealer, para se destacar os dealers precisam estar preparados para trabalhar.

Isso se deve ao fato de que após o curso de formação, que é um pré-requisito para poder desempenhar essa profissão, eles precisam ter a energia necessária para distribuir cartas e organizar mesas durante horas de competição, que muitas vezes duram dias ou até mesmo semanas.

Além disso, como existe uma demanda crescente por esses profissionais, muitas vezes os dealers precisam realizar viagens nacionais e internacionais para acompanhar os principais torneios de poker que são realizados e atraem milhares de competidores.

Professores de disciplinas tradicionais e hobbies também estão em alta

No mundo atual as pessoas continuam suas jornadas de aprendizado muito depois da formação acadêmica ter acabado, seja através de cursos profissionalizantes e de atualização ou aqueles voltados para o desenvolvimento de hobbies como pintura e instrumentos musicais.

O principal elemento em comum entre a infinidade de cursos disponíveis é a existência de um professor que disponibiliza os disponibiliza em uma plataforma paga como Coursera e Udemy, que possibilita ganhar dinheiro com a venda do material, ou até mesmo uma plataforma gratuita como YouTube e Twitch, cuja remuneração é relacionada ao número de visualizações.

Independentemente do caminho para monetização e ferramenta escolhidas, qualquer pessoa que possua uma habilidade que pode ser ensinada tem a possibilidade de se tornar um professor online e ganhar dinheiro com isso de forma autônoma.

Além disso, é possível ganhar dinheiro com hobbies próprios e mais específicos, como a pintura de miniaturas de RPG, de forma a tornar algo pelo qual se é apaixonado em uma profissão bem remunerada.

Muitas outras profissões autônomas podem ser bem-sucedidas

Os exemplos mencionados acima consistem em apenas algumas das profissões autônomas que estão crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Além delas, trabalhos relacionados ao marketing, direito, desenvolvimento de software e muitos outros também têm crescido e possibilitado que surja uma nova geração de profissionais realizados e bem-sucedidos.

Compartilhe: