Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Exame

Ibovespa sobe com NY e volta aos 130 mil pontos; Embraer dispara 15%


Compartilhe:

Publicado por

em

O Ibovespa deixou o terreno da estabilidade e conseguiu se firmar em alta nesta quinta-feira, 10, recuperando a marca dos 130.000 pontos. O principal índice da B3 contou acompanhou o avanço das bolsas americanas após a divulgação de dados de inflação nos EUA. O Ibovespa fechou o pregão em alta de 0,13% aos 130.076 pontos.

Entenda como escolher as melhores ações listadas na bolsa e aumentar suas chances de lucro com evento gratuito

Bastante aguardado desde o início da semana, o Índice de Preço ao Consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) de maio ficou em 0,6%, elevando a inflação de 12 meses de para 5%. A expectativa era de que o CPI caísse em 4,7% na comparação anual. 

Segundo a equipe de research BTG Pactual digital (do mesmo grupo controlador da Exame), o aumento da inflação nos EUA pode intensificar os receios dos agentes de mercado de que a alta dos preços não é temporária, pressionando o Federal Reserve (Fed, banco central americano) a rever sua política de estímulos e juros baixos. 

Mas, apesar do resultado acima do esperado para a inflação, os mercados reagiram positivamente, com as principais bolsas internacionais se firmando no campo positivo e o dólar perdendo força no mundo.

O Dow Jones avançou 0,06%, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq apresentaram altas de 0,47% e 0,78%, respectivamente. Já o dólar operou em leve baixa frente a outras moedas fortes, com o dollar index (DYX) recuando 0,05%. Contra o real, a moeda americana operou a maior parte do dia em alta, mas fechou em leve queda de 0,07%, a 5,066.

“Apesar da alta, não é nada que sinalize uma aversão ao risco muito grave. O mercado está confiando nas palavras do Federal Reserve, de que a inflação americana é passageira”, diz Pablo Spyer, diretor de operações da EQI

Outro ponto é que o mercado de trabalho americano ainda não está plenamente recuperado – e essa é uma das condições do Fed para alterar sua política. 

Os dados de pedidos semanais de seguro desemprego dos EUA, também divulgados nesta manhã, foram revisados para cima, passando de 385.000 para 405.000 pedidos, enquanto o resultado desta semana ficou acima das expectativas de 370.000, em 376.000 pedidos. 

Destaques

A maior alta do Ibovespa foi da Embraer (EMBR3), cujos papéis disparam 15,61%, após a Bloomberg noticiar que sua subsidiária Eve negocia uma possível fusão com a empresa americana Zanite Acquisition. Este foi também o melhor pregão dos ativos, em termos de valorização, desde 8 de junho do ano passado, quando subiram 18,36%.

Na sequência, apareceram as ações da Locaweb (LWSA3), que se valorizaram 5,6%, depois de a empresa informar que foi concluída a compra da Bling.

Figuraram também entre as maiores altas os papéis da Braskem (BRKM5), que subiram 4,26%, após os papéis terem liderado as quedas do último pregão em meio à realização de lucros. No acumulado do ano, a empresa tem o melhor desempenho do Ibovespa, com apreciação de 150%.

Na ponta negativa, as ações da Gol (GOLL4) lideram as perdas, caindo 4,37%, com investidores realizando lucros, após os papéis terem fechado em alta na última sessão, com o anúncio da aquisição da MAP, a quinta maior companhia aérea do país.

Entre as ações com maior participação no índice, as da B3 (B3SA3) pesaram negativamente, caindo 2,44%, com possível concorrência com a fintech Market 2 Market, que recebeu o aval da CVM para atuar como central depositária de certificados de recebíveis do agronegócio (CRA). A empresa seria concorrente da B3 nesse mercado.

Maiores altas

Maiores quedas

Embraer EMBR3

15,61%

Gol GOLL4

-4,37%

Locaweb LWSA3

5,60%

Via VVAR3

-3,45%

Braskem BRKM5

4,26%

Petrobras Distribuidora BRDT3

-2,87%

Esteja sempre informado sobre as notícias que movem o mercado. Assine a EXAME

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: