Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Saúde

Sistema de monitoramento do Samu otimiza atendimentos e geração de estatísticas


Compartilhe:

Publicado por

em

Plataforma Vsky emite dados das ocorrências em tempo real e indica locais onde acidentes são mais frequentes

Gerente do Samu aponta benefícios da nova plataformaGerente do Samu aponta benefícios da nova plataformaA nova plataforma utilizada pelo Serviço Móvel de Urgência de Porto Velho (Samu) está mudando a rotina de atendimento e ocorrências dos profissionais socorristas. Em outra vertente dos benefícios, o sistema possibilitará o compartilhamento de estatísticas com outros órgãos e secretarias.

“Temos um sistema completo, que cuida da frota, unidades, serviços, usuários e ainda consolida todas estas informações”, explica Raymisson Correa, gerente do Samu.

O sistema Vsky está implantado há um mês. É uma plataforma moderna e acessível, que pode ser utilizada tanto através da internet quanto via satélite.

O novo sistema permite acompanhar, em tempo real, o andamento das ocorrências, o percurso e localização das ambulâncias e até a velocidade dos veículos, tanto em Porto Velho quanto do distrito de Jaci-Paraná, onde uma nova base do Samu foi inaugurada na terça-feira (01).

“Antes, fazíamos tudo manualmente. As fichas, estatística manual e planilhas, tudo. O sistema oferece todos os dados em tempo real e muito mais rápido”, explica o gerente do Samu.

A chegada do sistema também permitiu maior economia, uma vez que a operacionalização pode ser feita via celular ou computador. O papel e a comunicação por rádio ficaram no passado.

As informações coletadas são enviadas à equipe da ambulância mais próxima, garantindo também mais agilidade no socorro pré-hospitalar.

NÚMEROS

Outra funcionalidade da plataforma é a emissão de estatísticas. O software armazena os dados das ocorrências e emite dados para a elaboração de relatórios que são disponibilizados para a Prefeitura e para os usuários locais.

Base do Samu em Jaci-ParanáBase do Samu em Jaci-Paraná“Antes disso, o usuário precisava fazer um requerimento, o que envolvia a procura em pastas físicas. Hoje, o usuário consegue as informações no mesmo dia. A solicitação pode ser providenciada por aplicativo de mensagem”, explica Raymisson.

As estatísticas e dados emitidos pelo sistema orientam as ações e estudos da unidade. Só nas primeiras três semanas de uso, o Samu já conseguiu ter um diagnóstico de áreas mais suscetíveis a acidentes de trânsito, que continua a ser um dos principais motivos de ocorrência.

“Já temos informações sobre os pontos da cidade que concentram tipos específicos de acidentes. Os acidentes entre carros e motos ocorrem mais na zona leste. Isto indica que há necessidade de mais fiscalização ou sinalização nestes pontos. Tudo isto ficou muito claro através do sistema”, afirma Raymisson.

Segundo o assessor técnico do Samu, as estatísticas podem ser compartilhadas com outros órgãos para, futuramente, serem estudadas medidas preventivas.

“O papel do Samu pode ir além do atendimento pré-hospitalar. Podemos provocar a sociedade a uma discussão acerca dos acidentes”, concluiu.

Texto:
 Pedro Bentes
Fotos: Leandro Morais e Pedro Bentes

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: