Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Na Semana do Meio Ambiente, Skate Park ganha plantio de mudas


Compartilhe:

Publicado por

em

Programa de arborização da Prefeitura prevê o plantio de 80 mil mudas em Porto Velho

Sofia e a mãe plantam árvore durante ação da SemaSofia e a mãe plantam árvore durante ação da Sema

O programa de fim de semana da Sofia, de 6 anos, foi diferente. A pequena moradora de Porto Velho foi uma das participantes do plantio de árvores promovido pela Prefeitura no último sábado (6).

Bióloga Fabiana destaca consciência ambiental na infânciaBióloga Fabiana destaca consciência ambiental na infânciaFabiana Bezerra, de 37 anos, acompanhou a filha durante o plantio. A bióloga diz que sempre procura abordar a temática dentro de casa. “Sempre busco orientar as minhas filhas sobre o cuidado com o meio ambiente. Trabalhar a consciência ambiental desde a infância vai permitir que elas sejam adultas conscientes da importância de um meio ambiente equilibrado”, afirma.

O plantio do último sábado marca o início de uma série de ações previstas para acontecer durante a Semana do Meio Ambiente. Mais de 30 mudas de árvores nativas da Amazônia foram plantadas no Skate Park, o espaço público destinado à prática de esporte e lazer no cruzamento das avenidas Guaporé e José Amador dos Reis, bairro Cuniã.

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) chegaram cedo para a montagem do evento. Segundo o secretário da pasta, Alexandro Pincer, a proposta é estimular toda a população a ter compromisso com a proteção ambiental.

Alexandro Pincer, secretário municipal de meio ambienteAlexandro Pincer, secretário municipal de meio ambiente“A escolha do local foi estratégica. Este é um espaço frequentado. Buscamos estimular o sentimento de pertencimento da população para com os espaços arborizados e o meio ambiente como um todo”, explica o secretário.

As mudas plantadas vieram do viveiro municipal. São espécies como andiroba e ipê, que são adaptadas ao clima amazônico e ideais para o projeto de arborização implementado pela Prefeitura.

Atualmente, o Município mantém o programa Mais Verde Porto Velho, que prevê a arborização de vários pontos da cidade. O trabalho já chegou aos bairros Flamboyant, Lagoa e Conceição, onde mudas de árvores são plantadas logo após a finalização de obras de infraestrutura.

“A capital está inserida em um cinturão verde, no núcleo da Floresta Amazônica. Nosso objetivo é restaurar esse ecossistema através do plantio de 80 mil árvores”, explica Alexandro.

Júnior Cavalcante, secretário adjunto da SemaJúnior Cavalcante, secretário adjunto da SemaA Sema realiza, ao longo do ano, diversas atividades para promover o cuidado com o meio ambiente. A pasta atua na educação ambiental, fiscalização das áreas urbanas e rurais, além do cuidado das Áreas de Proteção Permanente (APP’s) pertencentes a Porto Velho.

“Não podemos lembrar do meio ambiente só durante essa data. Esse tipo de trabalho reforça a importância de atuar para que tenhamos uma cidade mais verde com apoio dos moradores”, afirma o secretário-adjunto da Sema, Júnior Cavalcante.

Para Fabiana, as ações da Prefeitura têm um papel primordial na construção da consciência ambiental das futuras gerações. “Se educarmos nossas crianças sobre a importância de respeitar e preservar o meio ambiente, não precisaremos reeducá-las quando forem adultas e a natureza, com certeza, terá mais chances de resistir”, acredita a bióloga.

Texto: Pedro Bentes
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Compartilhe: