Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

G1

Sejus mantém suspensas visitas em unidades prisionais de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Visitas estão proibidas desde 2020 e estão previstas para retomarem em 17 de junho. Retomada de visitas teve início na terça (1º) em Cacoal (RO), mas foi novamente suspensa na manhã desta quarta (2). Visitas nas casas de detenção são suspensas em Cacoal
A Secretaria de Estado da Justiça de Rondônia (Sejus) manteve suspensa as visitas em unidades prisionais do estado. As visitas estão proibidas desde março de 2020 e estão previstas para retomarem no dia 17 de junho, podendo ser antecipada caso as taxas de morte e contaminação por Covid-19 permanecerem estáveis ou forem reduzidas no estado.
A decisão foi publicada em portaria no Diário Oficial no dia 13 de maio de 2021, mas, passou uma atualização do Plano de Retomada Gradual de Visitas Sociais nos estabelecimentos penais. Conforme a portaria nº 1324, as unidades prisionais serão classificadas por níveis de riscos de contaminação para liberação de visitas de acordo com os espaços disponíveis, indicadores de contaminação de cada unidade e a possibilidade de se manter o distanciamento social mínimo.
Segundo o documento, o retorno das visitas deve acontecer mediante as seguintes regras:
As visitas deverão seguir dias definidos pelo estabelecimento penal, divididas às quintas, sextas e sábados;
O horário das visitas nos dias estabelecidos pela unidade prisional será no intervalo de 8h às 16h;
O tempo de duração das visitas será de uma hora;
O número de visitas diárias nas unidades prisionais dependerá da infraestrutura dos espaços específicos, para acolhimento;
Serão permitidas entre 8 a 10 visitantes por vez, em cada espaço destinado à visitação; e
O espaço destinado à visitação deverá comportar mesas e cadeiras para as pessoas visitantes e privadas de liberdade.
Unidade prisional de Cacoal
De acordo com o diretor da casa de detenção de Cacoal (RO), Gilberto Santos de Andrade, o município retomou a visitação em unidades prisionais na terça (1º), seguindo uma determinação da Sejus, já que todos os funcionários da unidade foram imunizados contra o vírus e não há casos da doença entre os apenados. Porém, devido a publicação da portaria atualizando o plano de retomada nesta quarta (2), as visitas foram novamente suspensas.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, uma ação de vacinação em massa acontece nesta quarta a todos os 350 internos da unidade prisional do município. No ano passado, cerca de 100 casos de Covid foram confirmados entre os apenados da unidade, e muitos funcionários também foram infectados.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: