RONDONIA RO
Conectado por

Rondônia, sexta, 18 de junho de 2021.



G1

Mato Grosso do Sul enfrenta falta de leitos e deve enviar 30 pacientes a outros estados; 10 podem ir para RO e 20 para ES


Compartilhe:

Publicado por

em


As transferências para Rondônia poderão acontecer ainda nesta semana. O estado também está negociando com o Espírito Santo para transferir outros 20 pacientes, segundo o secretário estadual de Saúde. Primeira paciente de Mato Grosso do Sul foi enviada nesta quarta (2), para Rondônia
GOVMS/Reprodução
Por falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), Mato Grosso do Sul deve enviar 30 pacientes a outras unidades federativas. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, pelo menos 10 pessoas devem ser transferidas para hospitais de Rondônia ainda nesta semana.
Resende disse que o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), está em tratativa com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), para o envio de 20 pacientes com Covid, em estado grave.
“Nós estamos em situação crítica. Chegamos a ajudar o estado de Rondônia no começo deste ano, atendemos pacientes de lá. Agora, precisamos da ajuda deles”, pontuou Resende.
Nesta quarta-feira (2), uma primeira paciente de Mato Grosso do Sul foi encaminhado. A mulher tem 41 anos e foi enviada em uma UTI aérea, alocada em um avião do Corpo de Bombeiros. A paciente saiu de Bonito (MS), a 296 km, com destino à Porto Velho, capital de Rondônia.
Com os hospitais lotados e com uma fila extensa de pessoas à espera por leitos clínicos ou Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), o secretário disse que o envio de pacientes aos outros estado se fez necessário. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), no estado há 278 pessoas ao aguardo de uma unidade hospitalar, nesta quarta (2).
Em um mês – Fila por leitos aumenta 322% em MS: ‘Ela não é prioridade’, diz filha de mulher à espera de UTI
MS já recebeu pacientes de outros estados
Governo de MS oferece 10 leitos de UTI para receber pacientes de Manaus
No dia 18 de janeiro de 2021, Mato Grosso do Sul ofereceu 10 leitos de UTI à outros estados brasileiros. Na época, foram cedidos ao Amazonas, porém, foram utilizados por pacientes de Rondônia.
Em vídeos, o governador do estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), disponibilizou os leitos. Veja o vídeo acima.
Em um domingo, 31 de janeiro desta ano, Mato Grosso do Sul recebeu dois pacientes de Rondônia com Covid-19 para ficarem internados no Hospital Regional do estado, em Campo Grande. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os pacientes são uma mulher de 62 anos e um homem, de 38.
Não foram apenas os dois, um homem, de 57 anos, também veio à Mato Grosso do Sul, em situação grave da Covid. Chegou no estado, no dia 1º de fevereiro de 2021. Esse paciente foi a quarta pessoa de Rondônia a ser internada em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), no estado.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Fonte: G1 Rondônia

Publicidade

Últimas notícias

Facebook