Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Envio da Força Nacional para Rondônia é adiado, diz Sesdec


Compartilhe:

Publicado por

em

O motivo, segundo Governo do Estado, foi um conflito entre indígenas e garimpeiros em Roraima. É adiada a vinda da Força Nacional para Rondônia
Foi adiada a chegada da Força Nacional para ajudar a polícia de Rondônia nas regiões de conflitos agrários. A informação foi confirmada nesta terça-feira (1) pelo secretário de estado da segurança, defesa e cidadania (Sesdec), José Hélio Pachá.
A equipe deveria chegar em Rondônia até o fim de maio, mas por causa dos conflitos na Terra Indígena Yanomami em Roraima, o efetivo policial foi enviado para auxiliar o estado vizinho.
Desnutrição infantil, garimpo e Covid: os problemas que afligem a Terra Indígena Yanomami
CONFRONTOS: garimpeiros jogam bombas contra indígenas
VÍDEO: entenda conflitos entre indígenas e garimpeiros
“Nós tínhamos uma tratativa com o Governo Federal através do Ministério da Justiça, de receber esses policiais até o final desse mês [maio]. Ocorre que durante a semana passada houve um episódio envolvendo indígenas e garimpeiros que chamou a atenção de toda cúpula do Ministério da Justiça para resolver o problema lá”.
“Então acabou que o ministro ainda não assinou a ordem para atuação da Força Nacional em nosso estado. Logo que ele assine vamos poder reagendar”, disse o secretário.
De acordo com a secretaria de segurança, mesmo com o adiamento, as fiscalizações e combate às invasões vão continuar. Nos últimos meses pelo menos 100 propriedades foram invadidas no estado.
VÍDEOS: veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: