Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Geral

O que é cross training?


Compartilhe:

Publicado por

em

O cross training (na tradução, treino cruzado ou treino funcional) é um esporte que consiste na combinação de outras atividades físicas, tais como o levantamento de peso, o fitness, a halterofilia e outros. Ele tem como objetivo trabalhar diversos grupos musculares, a partir de diferentes exercícios — e, ainda, ser um complemento do treinamento tradicional de musculação.

Ainda que combine atividades físicas diferentes, o cross training tem se destacado de outros métodos, como o treino clássico, por apresentar exercícios mais intensos e que geram alto gasto calórico. À vista disso, e por ser acessível a todos, tornou-se uma boa opção para quem busca sessões variadas e heterogêneas.

Ademais, o treino cruzado também é indicado na prevenção de lesões. Com um plano de treinamento funcional, os praticantes aumentam a definição muscular e melhoram o condicionamento físico, com a possibilidade, é claro, de emagrecimento.

Isso porque, devido a intensidade do treino, os exercícios são capazes de produzir uma maior quantidade de enzimas e hormônios, favorecendo a queima de gordura. Além disso, em dias de recuperação pós treino, o praticante também mescla atividades mais moderadas. Desse modo, a motivação para continuar treinando aumenta.

Entretanto, é importante que as academias que oferecem o cross training esclareçam que o sistema de treinamento só é indicado para pessoas com histórico de treino, ou seja, com um bom condicionamento físico — iniciantes podem não conseguir acompanhar a rotina pesada de treino (que conta com acessórios e equipamentos como barreiras e obstáculos).

Ficou curioso? Entenda mais sobre os benefícios do cross training e como ele funciona!

Os principais benefícios do cross training

Quando falamos nos benefícios do programa de cross training, é importante ressaltar que os resultados buscados não são visíveis em uma sessão, mas a prática regular será responsável por induzir o ganho muscular e uma perda de gordura, através do processo de queima de calorias.

As capacidades físicas também são melhoradas, como a velocidade, força, potência, agilidade e flexibilidade.

Ademais, estabelecer uma rotina de exercícios de alta intensidade irá trazer inúmeros benefícios ao organismo. Entre eles, melhorando as funções metabólicas do sangue, sistema nervoso e cardiorrespiratório e cardiovascular — prevenindo o desenvolvimento de diversas doenças.

Como funciona o cross training?

A princípio, para entender como as aulas de cross training funcionam, é preciso definir o seu objetivo e o preparo. Com base nisso, é possível definir a duração de cada sessão. Isso porque, embora a maioria das pessoas que iniciam o treinamento funcional já possua um histórico de treino, somente atletas de alto rendimento conseguem suportar exercícios intensos por um longo tempo.

Nesse contexto, se você está começando, o ideal é investir em treinos de 30 minutos, duas ou três vezes por semana. A partir do primeiro mês, já é possível observar as primeiras mudanças em decorrência do treinamento (como a diminuição de medidas, ainda que sutis).

Com a orientação de um coach, cada sessão irá mesclar exercícios aeróbicos e de força, de modo a trabalhar e fortalecer grupos musculares específicos (utilizando acessórios como elásticos Super Band, por exemplo).

Cada atividade apresentará um tempo certo de realização, geralmente dividido em 30 ou 60 segundos para exercícios mais intensos e cinco minutos para exercícios de descanso.

Como começar a praticar o treino cruzado?

Diante de todos os benefícios do cross training, é importante esclarecer que, embora os exercícios possam ser feitos em casa (com o auxílio de aplicativos virtuais), é importante contar com a ajuda de treinadores para garantir um treino adequado e seguro. Por isso, busque se informar em circuitos de academia e até com coaches online.

Se o seu desejo é potencializar os resultados e garantir mais qualidade de vida, o cross training é uma excelente opção. Com ele, é possível adaptar a prática de exercícios à rotina, e usufruir de todos os benefícios que ele traz à saúde física e mental.

 

 

 

 

 

Compartilhe: