Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Nacional

O que avaliar na segurança do condomínio antes de fechar negócio?


Compartilhe:

Publicado por

em

A segurança é um dos pontos mais importantes a se estudar na hora de adquirir um novo lar. Com os índices nada positivos sobre a criminalidade no Brasil, o segundo país mais violento da América Latina, de acordo com relatórios da Organização Mundial da Saúde (ONU), avaliar a segurança do apartamento a venda vai garantir melhor qualidade de vida e tranquilidade para você e sua família.

Por isso, antes de fechar contrato, busque se informar sobre todos os aspectos de segurança na casa ou condomínio que pretende morar — a empresa responsável pelo serviço de segurança, o sistema e, especialmente, o bairro de sua escolha.

Os dados estatísticos não são nada animadores, de modo que assaltos, arrombamentos e invasões a domicílio são problemas recorrentes na vida de muitos moradores.

Se estuda a possibilidade de adquirir um apartamento em São Paulo, se informe sobre o índice de criminalidade daquele bairro e a reputação. Outra dica é conversar com moradores e futuros vizinhos, pessoas que vivem ali a mais tempo e, dessa forma, podem informá-lo quanto à segurança do imóvel.

Alguns itens são essenciais e não devem ser ignorados. Entenda cada um deles e a importância do tema.

Informe-se sobre a empresa de segurança do condomínio

No geral, a segurança de apartamentos à venda na Barra Funda é um serviço prestado por empresas privadas. Eles são responsáveis pelo material de vigilância (como câmeras, alarmes, cercas eletrificadas e quaisquer outros dispositivos) e pelo pessoal especializado, como porteiros e seguranças.

De acordo com o manual da Polícia Militar, algumas regras básicas devem ser seguidas para garantir o monitoramento 24h do condomínio — entre elas a presença de funcionários especializados na portaria, iluminação adequada para desestimular a ação de criminosos e sinalização adequada, como placas ou sinais luminosos e/ou sonoros.

Todo esse trabalho deve ser regido pela empresa de segurança. Busque saber sobre a reputação da empresa e as avaliações feitas por outros clientes. Caso as avaliações não sejam boas, é momento de refletir se realmente vale a pena arriscar sua segurança e da sua família.

Conheça o sistema de segurança do apartamento

Barreiras físicas, sinalização, alarmes — todos esses equipamentos fazem parte do sistema de segurança de apartamentos em Pinheiros, por exemplo. Criminosos dão preferência a locais com deficiência no sistema de segurança, de modo que a chance de serem pegos diminui.

Por isso, identifique esses dispositivos e se eles são eficazes para a segurança do imóvel, além de entender os procedimentos em casos de emergência.

Por fim, pesquise a reputação do seu bairro

Está negociando um apartamento em Perdizes e está em dúvida sobre a segurança daquele bairro? Nesse momento, a internet é uma grande aliada.

Pesquise por matérias ou reportagens relacionadas ao bairro. Já ocorreram muitos assaltos naquela região? A segurança do condomínio foi comprometida? Buscar pelos índices de criminalidade do local, geralmente divulgados pelo estado, podem te ajudar a decidir se deve ou não investir no imóvel.

Como já mencionado anteriormente, não hesite em pedir informações para moradores. Eles, mais do que ninguém, podem esclarecer suas dúvidas sobre o bairro.

A segurança do condomínio é um aspecto que deve ser levado muito a sério antes de fechar negócio. Ela irá garantir a qualidade de vida e tranquilidade da sua família por muito tempo. Analisando tudo com cuidado, você evita futuras dores de cabeça e situações desagradáveis.

 

Compartilhe: