RONDONIA RO
Conectado por

Rondônia, sábado, 19 de junho de 2021.



Saúde

Dicas para deixar ambientes hospitalares mais aconchegantes


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

A humanização de hospitais e clínicas é hoje, não somente um compromisso, mas uma necessidade dos principais centros de atendimento do país. Promover um ambiente aconchegante e agradável aos pacientes é um fator importante para sua satisfação e recuperação, de modo que o estresse hospitalar não seja uma adversidade durante o período de internação.

Esse processo ocorre a partir de ações, políticas e de uma organização do ambiente (através móveis para clínicas, por exemplo), com o objetivo de prover um atendimento de qualidade, composto por um time de profissionais capacitados e passíveis de auxiliar o paciente com todas as suas necessidades — tudo de forma ética e acolhedora.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Afinal, as pessoas buscam em hospitais por cuidado, responsabilidade e gentileza. É um direito delas. Por isso, é importante que as empresas prezem pela humanização e excelência dos serviços prestados. Essa humanização reúne diversos fatores importantes: atendimento, ambiente e até mesmo a forma de pensar das pessoas envolvidas.

Para tornar as áreas hospitalares mais aconchegantes, confira algumas dicas essenciais.

Prover um espaço hospitalar agradável

Um dos primeiros passos para tornar ambientes hospitalares mais aconchegantes é prover espaços agradáveis de convívio, de forma que os pacientes possam se sentir em casa. Devem ser locais alegres, acolhedores, com tinturas claras, que transmitam tranquilidade e contribuam para o bem estar.

Desse modo, é importante dar atenção aos móveis que compõem o ambiente — desde as cadeiras até os sofás para hospital, e a cor utilizada. Em espaços hospitalares, cores neutras nas paredes e tons sóbrios nos móveis são escolhas perfeitas, especialmente pela calma que as cores irradiam.

Um projeto mobiliário hospitalar é capaz de cuidar de todos esses elementos e recursos, sendo uma opção de muita importância na hora de estudar o ambiente em centros de atendimento.

Aposte em plantas e em áreas verdes

Muitas pessoas não sabem, mas a presença de plantas em ambientes é uma grande responsável por transmitir tranquilidade e conforto, sensação que temos quando estamos em contato com a natureza.

Além disso, a sensação de estar em casa também remete muito à utilização de pequenas áreas verdes, normalmente presentes nos consultórios ou próximos à longarinas para hospital, onde os usuários costumam esperar.

Ao investir nesses recursos, é possível garantir um clima mais intimista e domiciliar, afastando o estresse hospitalar do paciente e de seus familiares, que normalmente sentem-se temerosos ou ansiosos em consultas ou procedimentos.

Atente-se sempre a limpeza do ambiente

Ninguém consegue se sentir à vontade em um espaço descuidado e sujo, certo? Especialmente em áreas hospitalares, é importante prezar pela limpeza, oferecendo as condições necessárias de atendimento e trabalho dos funcionários.

Por isso, busque investir em um serviço de limpeza de qualidade, que utilize bons produtos e deixe o espaço livre de odores e bactérias.

O retorno, é claro, é a satisfação e sentimento de conforto dos pacientes e funcionários.

Humanize o atendimento

Em ambientes hospitalares, uma das primeiras coisas que o paciente espera receber é cuidado e atenção.

Receber um atendimento humanizado, com ética e responsabilidade, vai garantir um bom relacionamento entre pacientes, familiares e a equipe que presta os serviços. Desse modo, provendo uma jornada mais agradável para um usuário que possivelmente passa por um período delicado.

Para isso, humanizar o atendimento a pacientes requer algumas estratégias de gestão. Conforme a Política Nacional de Humanização (PNH) do Ministério da Saúde, o atendimento acolhedor e resolutivo baseado em critérios de risco, garantir os direitos do usuário e transmitir segurança e apoio são algumas das características primordiais.

Embora não seja fácil, o processo de humanização da equipe e do atendimento é importante para que o profissional consiga compreender os sentimentos do outro, através da empatia, e zelar sempre pelo bem estar e conforto durante toda a estadia no ambiente hospitalar.