RONDONIA RO
Conectado por

Rondônia, sábado, 19 de junho de 2021.



Geral

Cuidados ao investir em imóveis


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Investir em imóveis pode ser um bom negócio. Eles podem trazer retornos excelentes aos que desejam ter uma renda extra. Porém, antes de investir, é necessário ter atenção. Por isso, saiba as melhores formas de investir em imóveis e os cuidados que devem ser tomados.

O que é o investimento imobiliário

Antes de falar dos cuidados necessários ao investir em imóveis, é preciso saber o que é o investimento imobiliário. Este tipo de investimento é um modelo de aplicação de capital no qual os negócios estão referenciados a tudo que engloba o setor imobiliário. Alguns exemplos são casas, apartamentos e outros tipos de imóveis já acabados ou ainda em construção, além de terrenos, lotes e hipotecas.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Lembre-se que existem diversos tipos de imóveis que podem ser considerados na hora de realizar um investimento imobiliário. Casas, apartamentos, seja um apartamento studio ou não, salas comerciais e escritórios comerciais são as melhores opções para investimentos de pequeno porte.

Tipos de investimento imobiliário

Comprar uma casa ou um apartamento à venda não é a única forma de praticar o investimento imobiliário. Entre os tipos de investimento, estão a compra direta de imóvel, a compra de imóvel ainda na planta, compra de títulos imobiliários e de fundos imobiliários.

A compra direta de um imóvel é um investimento que tem o objetivo de lucrar com a operação, ou seja, é um método no qual o investidor compra um imóvel para posteriormente alugá-lo ou vendê-lo, dentro de um cenário no qual o imóvel será valorizado. A valorização do imóvel pode acontecer por meio de reformas.

Ao comprar um imóvel diretamente, lembre sempre de avaliar a localização do imóvel e a aparência interna. Procure por bairros mais valorizados, como os da zona Oeste de São Paulo, porque uma boa localização é uma garantia de que o seu imóvel terá uma procura maior e, consequentemente, mais ofertas.

Uma forma muito comum de garantir um preço menor na compra de uma casa ou apartamento acontece ao comprar o imóvel na planta. Assim, o investidor compra os imóveis e começa o processo de construção. Uma vez finalizado, ele realiza a venda por um valor maior comparado com o que foi gasto na compra do imóvel na planta e na reforma.

Existem alguns riscos ao comprar um imóvel direto na planta. Em alguns casos, a construção pode não ser concluída por conta do não cumprimento do contrato feito com a construtora. Por isso, fique atento ao investir em imóveis na planta e se assegure de que está lidando com partes confiáveis. Pesquise o passado das construtoras e procure reclamações de consumidores para ter uma segurança.

Imóveis na planta são boas opções para os que querem comprar casas ou apartamentos em bairros nobres e valorizados, a fim de vendê-los por preços maiores assim que reformados. Por exemplo, apartamentos studio em Pinheiros, bairro nobre de São Paulo, podem ser comprados na planta e vendidos para compradores por preços lucrativos.

Os títulos imobiliários são títulos de crédito emitidos pelos bancos e têm o objetivo de financiar operações no setor imobiliário, como empréstimos bancários e financiamento de casas ou apartamentos. Para investir nestes créditos, o investidor compra os títulos e, na hora de resgatar a aplicação, chega a receber um montante acrescido de juros.

Existem três diferentes tipos de títulos imobiliários disponíveis no mercado, são eles: Letra de Crédito Imobiliário (LCI), Letras Hipotecárias (LH) e Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI).

Por fim, existem os fundos imobiliários, que englobam grupos de pessoas que aplicam em conjunto no setor imobiliário. Cada um dos investidores é um cotista e recebe rendimentos proporcionais ao número de cotas adquiridas. Existem três tipos de fundo: os fundos de tijolo (investimento em imóveis físicos), fundos de papel (investimento nos títulos imobiliários) e fundos híbridos (ambos os dois).

Quais cuidados devem ser tomados no investimento imobiliário?

Para saber quais os melhores imóveis para se investir, fique atento quanto à localização dos mesmos. Sim, quanto melhor a cidade ou o bairro em que o imóvel for localizado, maior será a sua renda e seu retorno do investimento no futuro. Apartamentos em São Paulo podem ser uma boa opção para quem quer começar a investir no setor.

A localização é a característica mais importante de qualquer investimento imobiliário. Além de prestar atenção quanto ao bairro em que o imóvel está inserido, é importante considerar a intersecção da localização com o uso do imóvel. Por exemplo, se o bairro escolhido for conhecido por ter muitos empreendimentos comerciais, procure investir em edifícios com escritórios.

Considere se o investimento vai te dar bons rendimentos e resultados com o tempo. A valorização do imóvel a longo prazo é um fator muito importante. Por exemplo, ao comprar um imóvel para alugá-lo, é preciso pensar nos gastos e o preço que será comprado mensalmente, de forma que consiga lucro em um período a longo prazo.

O valor do aluguel dependerá de algumas características tanto do interior do imóvel quanto do exterior. Casas e apartamentos melhor localizados, com boas estruturas e aparências, além de estarem recém-reformados são imóveis que terão um aluguel maior comparado a imóveis mal cuidados e situados em localidades ruins.

Tenha algumas preocupações

Estar atento às condições de localização, estado e aparência dos imóveis são boas formas de garantir um investimento seguro rentável, porém, não são as únicas preocupações que você deve ter para poder começar a investir no ramo imobiliário.

Lembre-se de considerar quais os tipos de imóveis que serão investidos e ficar atento às preocupações de cada um. No caso de apartamentos, verifique a parte documental e busque uma consultoria de confiança. Tenta visitar o apartamento pessoalmente e se assegurar de que tudo está correto.

Escritórios e salas comerciais também precisam de preocupações quanto a parte documental e de consultoria confiável. Uma outra preocupação deve ser tomada quanto à localidade destas salas, porque um melhor investimento de escritórios comerciais é aquele que leva em conta se o bairro no qual o imóvel é localizado tem tendência aos prédios e edifícios comerciais.

Os lotes adquiridos como forma de investimento, podem ser comprados com o objetivo de esperar a valorização e vendê-los por preços bem maiores. Além da parte documental, é necessário estar atento quanto ao licenciamento do lote e ao   registro junto ao cartório de registro de imóveis