Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Nacional

Como economizar papel sulfite A4 nas escolas?


Compartilhe:

Publicado por

em

Como economizar papel sulfite A4 nas escolas?

O uso de papel sulfite A4 é constante nas escolas. Alunos precisam fazer provas, professores precisam escrever atividades e as secretarias têm que processar e preencher formulários. Conheça algumas dicas de como as escolas podem economizar no consumo de papel sulfite.

Mude o hábito

Economizar papel é uma prática simples e que pode ser aplicada em qualquer lugar, inclusive nas instituições de ensino, como universidades e escolas. Em alguns casos, escolas podem ter dificuldades em conseguir poupar verbas e recursos que são destinados para os materiais de escritório, como o papel sulfite.

A mudança do hábito nas escolas é importante para passar a visão de que as instituições de ensino se preocupam com a economia, a sustentabilidade e a reciclagem de papéis. Antes de imprimir provas ou copiar documentos de alunos, é importante que as escolas considerem alguns fatores, como a origem do papel, o volume de papel utilizado e os impactos ambientais causados pelo desperdício.

O volume do papel é alto

As escolas são conhecidas por sempre usarem papéis, não nos cadernos dos estudantes, mas sim, nos materiais de escritório, sejam os utilizados nas secretarias ou nas impressões de provas e atividades escolares. Durante o ano letivo, uma escola produz toneladas de papel e isso afeta diretamente o meio ambiente.

Se o uso de papel não for diminuído, as escolas podem, ao menos, optar pela utilização de papéis mais sustentáveis, como os papéis feitos do bagaço da cana-de-açúcar. Este tipo de papel ecológico tem um processo de produção mais econômico e sustentável.

Reutilize o papel

É impossível exigir que as escolas não usem mais papéis. Os alunos precisam fazer provas e atividades, além de aprenderem a escrever e desenvolver a escrita ao longo dos anos letivos. Por isso, a melhor forma de garantir que os papéis não sejam desperdiçados, é a partir da reutilização.

Documentos que não exigem confidencialidade por parte da escola, por exemplo, podem ser reaproveitados como blocos de papel para os setores da escola, que precisam anotar números de telefone ou passar recados de um setor para o outro. Os papéis já usados também podem servir de rascunho para os alunos, professores e funcionários, ao invés de usarem um papel novo.

A digitalização de documentos pode ser uma solução

As escolas precisam ter secretarias, isso é indispensável para o funcionamento da instituição. Os documentos como formulários de inscrição, registros escolares, certificados de alunos, além de muitos outros, necessitam de papéis novos e limpos para serem produzidos e preenchidos.

A economia de papel, principalmente deste utilizado nas secretarias escolares, pode ser feita por meio da digitalização dos documentos. Ao invés de as instituições de ensino terem gavetas e mais gavetas repletas de papéis, basta um computador com pastas repletas de documentos digitalizados para evitar o uso excessivo do papel sulfite.

Relatórios e planilhas podem passar a serem feitas, apenas, de forma digital. As escolas não precisam mais de pilhas e mais pilhas de papéis sendo utilizados durante as reuniões. O uso de computadores ou tablets e smartphones pode ser uma solução para evitar o uso excessivo dos papéis.

Considere opções mais ecológicas

O papel sulfite A4 é o mais comum nos escritórios e nas escolas, seja para imprimir relatórios, documentos ou formulários. A produção deste tipo de papel necessita de 10 litros de água e um quilo utiliza mais de 540 litros. Por isso, é importante considerar opções mais ecológicas, econômicas e sustentáveis de papel, como os feitos a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Este tipo de papel é produzido com o reaproveitamento de resíduos de açúcar que antes seriam descartados, aterrados ou incinerados por empresas açucareiras. Além disso, a produção do papel de bagaço de cana consome menos água e não adiciona químicos nos produtos.

Recicle

Assim como a reutilização de papéis sulfite nas escolas é importante, a reciclagem chega a ser uma opção mais verde e sustentável. Ao invés de descartarem os papéis em lixo comum, as escolas podem entrar em contato com empresas de reciclagem para retirarem o papel utilizado e darem um fim sustentável para os mesmos.

O ensino dos alunos é a maior preocupação das escolas, mas não deve ser a única. Ser uma instituição de ensino mais econômica, ecológica e sustentável é uma boa forma de mostrar aos pais dos alunos, que os filhos estão sendo bem instruídos para praticarem atitudes mais responsáveis e sustentáveis, como a redução do uso e a reciclagem dos papéis.

 

 

Compartilhe: