Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

G1

Governo de RO orienta vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades contra a Covid-19


Compartilhe:

Publicado por

em


No início maio, a vacinação do grupo havia sido suspensa após recomendação do Ministério da Saúde. Decisão se baseia em uma análise do perfil de mortalidade materna feita pela Agência de Vigilância em Saúde. Mulheres grávidas e que tiveram bebê há até 45 dias começaram a ser vacinadas
Prefeitura/Divulgação
O Governo de Rondônia decidiu retomar a vacinação de grávidas e puérperas sem comorbidades. A decisão se baseia em uma análise do perfil de mortalidade materna feita pela Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa).
A decisão foi tomada após reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para discutir ações direcionadas à saúde durante a pandemia da Covid-19 e segue o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19 (PNO).
Relembre a paralisação
No dia 11 de maio, o Governo recomendou que os munícipios suspendessem a vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidade, acatando nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde. Inicialmente, a recomendação se restringia à vacina Oxford/Astrazeneca e depois se ampliou para todos os fabricantes.
Seguindo o pedido do Governo Federal, os municípios de Rondônia continuaram vacinando somente as grávidas e puérperas com comorbidades com as vacinas da Pfizer ou Coronavac/Butantan.
A Prefeitura de Porto Velho informou ao G1 que aguarda uma nota técnica do Ministério da Saúde para retomar do grupo.
De acordo com o Portal de Transparência da prefeitura, 803 doses foram aplicadas em grávidas, sendo apenas 1 recebeu a 2ª dose. Em puérperas já foram aplicadas 252 doses, dessas 3 são de segunda dose.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: