Conectado por

Rondônia, terça, 16 de abril de 2024.

G1

Filme sobre a centenária Festa do Divino Espírito Santo é lançado neste domingo, 30


Compartilhe:

Publicado por

em


Filme conta sobre o festejo do Vale do Guaporé, na fronteira do Brasil com a Bolívia, que não acontecerá este ano devido a pandemia. A obra é um dos projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc, destinada ao setor cultural durante a pandemia. Filme “O Divino Guaporé”
Divulgação
A centenária festa do Divino Espírito Santo que acontece todos os anos na região do Vale do Guaporé, fronteira entre Brasil e Bolívia, é tema do filme “O Divino Guaporé” que será lançado neste domingo (30).
Por causa da pandemia, este é o segundo ano que a festa não é realizada, após mais de 120 anos consecutivos de comemoração. O lançamento será feito nas redes sociais da Universidade Federal de Rondônia (Unir) e do Laboratório de Narrativas Visuais (LabNavi), às 15h.
A obra destaca as vivências e relações com o festejo das populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas que habitam e preservam o Vale do Guaporé, e tem o objetivo de revelar a importância histórica, o conhecimento e a tradição mantida pelos comunitários que comemoram por tantos anos a festa.
Filme “Divino Espírito Santo”
Divulgação
Para o diretor Ederson Lauri, o filme será uma forma de preservar a memória de parte significativa e pouco conhecida da cultura rondoniense, e, ainda, será uma forma de presenciar o ‘Divino’ em tempos de pandemia.
O grande festejo acontece durante 55 dias consecutivos, percorre, por via fluvial, aproximadamente mil quilômetros e envolve 41 comunidades, entre ribeirinhas, quilombolas e indígenas, em 24 horas diárias de atividades religiosas e não religiosas.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: