Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Cultura

Novo site da Trupe dos Conspiradores já está em funcionamento


Compartilhe:

Publicado por

em

A Trupe dos Conspiradores conta agora com um novo site para divulgar ações realizadas pela equipe que compõe o grupo de artistas ligados à Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Notícias, portfólios dos integrantes, informações sobre espetáculos poderão ser encontrados no novo site: https://www.trupedosconspiradores.com.br/. “O site é uma plataforma que reflete ‘a nova cara do grupo’ contando, inclusive, com uma logo recém-criada pelo publicitário Luís Gustavo Aldunate”, destaca o professor e encenador da Trupe, Luciano Oliveira.

Mais sobre cultura:

O MERCADO CULTURAL DE PORTO VELHO

COMUNICADO SOBRE O LANÇAMENTO DO TEXTO TEATRAL  FEGUES

CULTURA: Prorrogado o cadastro de atrações artísticas até o dia 30 de abril

A idealização e  criação do novo website da Trupe dos Conspiradores foi um dos projetos aprovados no Edital nº 86/2020/Sejucel-Codec 1ª Edição Marechal Rondon do Edital de Chamamento Público para Publicação e Difusão de Expressões Culturais (Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc e executados pelo Governo de Rondônia por meio da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel), tendo como proponente a integrante da Trupe, Stephanie Caroline Matos Dantas.

Luís Gustavo Aldunate, responsável pela elaboração do projeto do novo site e também pelo gerenciamento de conteúdos da plataforma, explica que a Trupe já possuía um site, mas como projeto de extensão da Universidade seu domínio é vinculado à UNIR e isso limitava o formato do que é divulgado, “[…] não saciando os anseios dos artistas da Trupe. Após um trabalho de planejamento de comunicação no qual, como resultado, foi criada a nova identidade visual da Trupe dos Conspiradores, também se estabeleceu uma ideia para um novo site”, comenta acrescentando que dentre as principais diferenças entre os dois sites  “[…] são que além da divulgação do portfólio da Trupe, teremos os portfólios dos profissionais artistas e técnicos envolvidos com a Trupe dos Conspiradores, além de manter um canal de comunicação e interação com o público, o site facilitará ainda mais as campanhas de divulgação e facilidades de compartilhamento com várias redes sociais”.

Enquanto docente e artista, Luciano Oliveira, espera que o novo site da Trupe tenha maior acessibilidade para os seus usuários. “Espero também que as ferramentas implantadas nesta nova plataforma possibilitem a melhor divulgação de todas as ações artístico-acadêmicas da Trupe dos Conspiradores, bem como da divulgação individual de cada um (a) dos (as) artistas integrantes.  Espero ainda que a nova plataforma se constitua como um memorial da Trupe dos Conspiradores para pesquisas e registro documental; fomente o intercâmbio de informações entre a Trupe, artistas e público geral; e facilite o acesso do público aos projetos, espetáculos, acesso a ingressos e demais interações com o público”, elenca o professor.

Além de trabalhos artísticos, o site poderá abrir espaço para notas especiais de outros trabalhos e projetos em que os integrantes estarão envolvidos, como também assuntos culturais importantes e referentes à filosofia da Trupe. “É muito importante que Rondônia, Brasil e o mundo tenham conhecimento que nosso Estado e região possuem excelentes profissionais e artistas. E a plataforma veio somar nessa divulgação de trabalhos, espetáculos e produtos culturais desenvolvidos com excelente qualidade e que apenas lhe faltava esse palco que é o site”, reforça Gustavo.

Outras informações sobre o site

O novo website da Trupe dos Conspiradores apresenta estrutura responsiva, focada em dispositivos móveis, sendo adaptável para dispositivos desktops e televisores com acesso à internet. O layout foi projetado para facilitar a leitura e obter qualidade na experiência de usuário. “O internauta, além de conferir os trabalhos da Trupe e dos artistas, poderá se comunicar e futuramente se cadastrar no site para interagir com as publicações principais e com os artistas”, explica Gustavo.

A acessibilidade segue especificações ARIA (Aplicações para a Internet Ricas em Acessibilidade), beneficiando, assim, a todas as pessoas, incluindo pessoas idosas e com limitação física (como visual e auditiva). A gestão do conteúdo da plataforma possui uma área administrativa, gerenciando funcionalidades primariamente na publicidade do conteúdo como Links Úteis, Notícias, Fotos, Vídeos, Memorial e Portfólios.

A configuração conta com administração, com diferentes níveis de acesso (Administrador, Web Designer, Editor, Artista, Coordenador e Usuário), com um painel de indicadores para monitoramento de performance e com um relatório de estatística. “Os artistas terão seu cadastro, com maior interação com o site e suas ferramentas. Em seus portfólios poderão editar e acrescentar conteúdos, compartilhar assuntos e novidades, além de serem apresentados como artistas de Rondônia para o mundo”, comenta Gustavo.

O novo site é compatível para facilitar indexação por mecanismos de busca e compartilhamento pelas principais mídias sociais (WhatsApp, Facebook, Twitter, Telegram e Linkedin), utilizando-se de inteligência artificial para automatizar a maioria dos processos, obedecendo a critérios rígidos de segurança e performance. “O site contará com as divulgações que sempre teve, mas com um novo layout e ações de divulgações.  Os artistas contarão futuramente com uma página para publicação e divulgação de seus trabalhos, além de publicização de seus perfis e portfólios. O site promove interações com o público, abrindo espaço para discussões abertas sobre temas referente a espetáculos”, menciona Aldunate.

Compartilhe: