Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Jurídicas

Mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio ambiente é marcado por programação especial


Compartilhe:

Publicado por

em

Oficina de compostagem e seminário são algumas ações desenvolvidas em conjunto com a Ecoliga – RO

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente será marcado por uma programação especial desenvolvida por instituições que compõem a Ecoliga de Rondônia, da qual o Tribunal de Justiça de Rondônia faz parte, nos meses de maio e junho. Dentre as ações previstas estão a realização de uma oficina para o público interno de gestão de resíduos sólidos com foco na compostagem e um seminário de Sustentabilidade. As atividades serão desenvolvidas em parceria com outras instituições públicas, um movimento que tem por objetivo promover comportamentos individuais, coletivos e institucionais mais sustentáveis, por meio da união de esforços em torno dos temas relacionados à gestão socioambiental em suas diversas perspectivas: social, ambiental, econômico e cultural.
Para produzir panorama acerca da geração de resíduos e a relação dos colaboradores, com o importante ato de separar os resíduos produzidos no âmbito doméstico, foi aberta uma consulta destinada aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras dos dois órgãos, TJRO e TRT 14ª Região, que ficará aberta até o dia 4 de junho. Para participar basta clicar neste link. 
O projeto tem como foco ações de campanha de sensibilização nas redes sociais dos órgãos, com a proposta acerca da gestão inteligente dos resíduos sólidos, em especial àqueles classificados como domésticos, voltada especialmente para os colaboradores do TRT14 e TJRO, por meio da divulgação de informações relevantes sobre o tema a serem veiculadas nas redes socais dos órgãos realizadores da campanha. A oficina irá acontecer no dia 10 de junho. Já o I Seminário de Sustentabilidade será realizado entre os dias 1º e 29 de junho, com transmissão ao vivo pelo canal da Escola da Magistratura de Rondônia – Emeron, no YouTube.
Ao anunciar a programação especial, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental (Nages) destaca que as iniciativas fazem parte do conjunto de ações definidas no Planejamento Estratégico da Ecoliga, e representam mais um avanço no fortalecimento de parcerias institucionais.
As ações voltadas para o público interno têm como objetivo dar visibilidade à importância da preservação dos recursos naturais e para problemas que afetam o meio ambiente como a produção de grandes quantidades de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, extinção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água, esgotamento do solo, dentre outros.
Sustentabilidade
Debater e propor soluções para os problemas ambientais tem mobilizado instituições públicas e privadas nos últimos anos. Muitas ações têm sido coordenadas pela Organização das Nações Unidas, como a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento ou Eco-92, realizada em junho de 1992, no Rio de Janeiro, e elaborou documentos importantes que continuam sendo referência para as discussões ambientais; a Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, que mais tarde originou o Protocolo de Kyoto; e mais recentemente, a criação do Pacto Global e da Agenda Global de Sustentabilidade 2015-2030 (Agenda 2030). No TJRO, o Nages é responsável por ações durante todo o ano que reduzem o consumo desnecessário e garantem mais sustentabilidade na instituição.

Relacionadas:

TJRO tem desempenho exemplar no Índice de Acesso à Justiça, do CNJ

Semana da Adoção: TJRO compartilha histórias emocionantes

Projeto Aurora: Mês da visibilidade menstrual entra na pauta institucional do TJRO 

Assessoria de Comunicação Institucional
Compartilhe: