Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Jurídicas

TJRO tem desempenho exemplar no Índice de Acesso à Justiça, do CNJ


Compartilhe:

Publicado por

em

O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia registrou um dos melhores desempenhos dentre todos os tribunais estaduais do país, com Índice de Acesso à Justiça de 73,9% , bem acima da média nacional, que é de 58,7%, ao lado dos tribunais de grande e médio porte, como os TJs do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo e Paraná, segundo o relatório divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça. O IAJ é medido pelo CNJ com base em três componentes, os dois primeiros (cidadania e população) ligados a fatores socioeconômicos atrelados às peculiaridades de cada estado da Federação, e o terceiro, a questão institucional, chamado de Judiciário, no qual o TJRO é o único do país a atingir a marca de 100%.

Para o presidente do TJRO, desembargador Paulo Kiyochi Mori, os resultados do Poder Judiciário rondoniense refletem o dinamismo e o planejamento das ações voltadas à efetivação do acesso das pessoas à Justiça, que é a missão institucional do Tribunal. Tendo a tecnologia como aliada constante das soluções às demandas cotidianas, o desembargador destaca que o componente Judiciário, no qual o TJRO tem o melhor desempenho dentre todos os ramos da Justiça, ou seja, tribunais superiores, militares, do trabalho, eleitorais e estaduais é exatamente aquele voltado a aferir o capital institucional, a partir das dimensões e variáveis/indicadores mais relacionados à trajetória e características dos processos daqueles que já acessaram à justiça, bem como à estrutura das unidades judiciárias para atender à população.

Por meio do Ofício nº 250 – SG, enviado pelo secretário-geral do CNJ ao presidente do TJRO, em resposta ao Ofício 1385/2021 – JUX-02/GABPRE/PRESI/TJRO, foi informada a republicação do Relatório do IAJ, com os novos cálculos feitos pelo Conselho, e com o reconhecimento de que o novo Índice de Capital Institucional do Judiciário do TJRO é 100%, consolidando o Índice de Acesso à Justiça em 73,9%, após revisão dos cálculos pelos setores responsáveis.

Selo Diamante

Premiado em 2020  com o Selo Diamante, em reconhecimento à atuação, por meio do Relatório Justiça em Números, como “top 3” dentre os tribunais de Justiça do país (veja: premio-final.pdf cnj.jus.br), o Judiciário de Rondônia permanece figurando como os que têm melhor desempenho, a partir dos parâmetros definidos pelo CNJ para avaliar a evolução das cortes estaduais e a capacidade para efetivar o acesso das pessoas aos serviços jurisdicionais, com base nos dados da atuação jurisdicional relacionados a fatores regionais sociais e humanos.

Componente Judiciário

IAJrelatórioprint2b

A dimensão “padrão de resolução de conflitos” é uma das que formam o componente no qual o TJRO é o líder nacional e abrange aspectos relacionados à resolutividade dos litígios por parte do Poder Judiciário, tais quais o tempo dispendido para sentenciar ou baixar um processo, a Taxa de Congestionamento de um tribunal, isto é, a relação entre os processos que foram solucionados (baixados) e os que não foram (seja porque são novos ou porque se encontram pendentes), dentre outros índices e taxas utilizados pelo CNJ.

Outro fator que integra este componente é a dimensão “distribuição e acesso a serviços públicos”, que diz respeito ao acesso físico a tribunais, varas e comarcas para protocolar um processo ou mesmo comparecer a uma audiência, por exemplo. Refere-se ainda à assessoria jurídica à população por meio da disponibilidade de profissionais como advogados, defensores públicos e magistrados. A dimensão “inovação tecnológica” busca a ideia de aperfeiçoamento do Sistema Judiciário Brasileiro, ao introduzir a taxa de processos eletrônicos, por exemplo, como destaca o relatório do CNJ.

Para chegar ao percentual de 100% atribuído ao TJRO, o CNJ analisou, dentro da dimensão de resolução de conflitos, o tempo médio da sentença, de uma decisão, da baixa do processo e o tempo médio do processo pendente, o IPC-Jus (Índice de Produtividade Comparada da Justiça), além da Taxa de Congestionamento IAD (Índice de Atendimento à Demanda), o Índice de Conciliação IPM (Índice de Produtividade dos Magistrados) e o IPS IPS-Jud (Índice de Produtividade de Servidores da Área Judiciária).

Com relação à distribuição e acesso aos serviços do Judiciário pelo público, a conta leva em consideração a taxa de tribunais com relação ao número de habitantes, a taxa de varas relacionada à população, de comarcas por municípios, de defensores públicos, advogados, de magistrados e os casos novos por 100 mil habitantes. A dimensão relacionada à tecnologia afere as taxas de domicílios com acesso à tecnologia e a de processos eletrônicos por tribunal.

Apesar do melhor desempenho no componente Judiciário de todo o país, como na maior parte dos estados, especialmente os das regiões Norte e Nordeste, os Índices dos Capitais “Cidadania” e “População” são baixos, refletindo a realidade da sociedade brasileira. Contudo, o relatório pontua que, ainda assim, o Índice de Acesso à Justiça cumpre seu papel ao relacionar aspectos multifacetados, ao comparar Unidades Judiciárias em escala espacial e temporal e ao comunicar tendências, auxiliando gestores públicos na tomada de decisões.

Cidadania e População

Nesses componentes do IAJ, aspectos sociais relativos à saúde, à educação, ao perfil da população e à dinâmica demográfica se mostraram essenciais para entender o quão fácil ou difícil é o acesso à justiça em todo o Brasil, por intermédio dos tribunais. O que o Índice de Acesso à Justiça busca referenciar é se a população conhece e/ou reconhece seus próprios direitos. Se sabe requerê-los ou solicitar assistência jurídica para obter uma resolução adequada para o conflito. A preocupação do CNJ é saber se o acesso à justiça se caracteriza como um “luxo” para certos grupos da população, cuja prioridade pode ser a sobrevivência diária, por isso foram incluídas também características relativas à Vulnerabilidade, como a variável “Taxa de moradores em domicílios com água canalizada”.

 

Destaque nacional

Demais aspectos relativos ao Sistema Judiciário também fazem parte do conceito do Acesso à Justiça, e, no modelo do Capital Institucional Judiciário, foram apontados como relevantes o tempo de resolução do processo judicial (especificamente, na segunda instância), a quantidade de profissionais (magistrados) e varas para, efetivamente, solucionar o conflito e o acervo de processos existentes no Tribunal. O TJ de Rondônia alcançou o percentual máximo.

 

Clique aqui para visualizar o relatório completo

 

Relacionadas:

Ameron destaca sensibilidade do TJRO para inclusão de pessoas com deficiência no Poder Judiciário

Oficina da Corregedoria do TJRO sobre módulo do PJeCrim capacitou mais de 100 policiais

TJRO ganha iluminação verde em alusão à campanha de combate ao glaucoma

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: