Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Política

“Retomada dos voos em Cacoal é essencial para o desenvolvimento da região”, diz Jaqueline Cassol


Compartilhe:

Publicado por

em

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) afirmou nessa segunda-feira (24) que a retomada dos voos comerciais no aeroporto de Cacoal irão contribuir para o desenvolvimento regional. A companhia Azul Linhas Aéreas, única empresa que opera na região, confirmou que deverá voltar às atividades na cidade no dia 02 de agosto, assim que a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) emitir o Certificado de Autorização de Voo.

“A retomada dos voos em Cacoal é essencial para o desenvolvimento da região. Um aeródromo em atividade diminui tempo de deslocamento, torna as cidades do entorno mais atrativas para investidores externos e movimenta a economia regional. Todas as cidades próximas à Cacoal ganham”, afirmou a deputada.

Na última sexta-feira (21.05) representantes da companhia vistoriaram o andamento das obras de adequação e melhorias nos terminais aéreos de Cacoal, Ji-Paraná e Vilhena.

De acordo com o assessor especial da presidência da Azul, Ronaldo Veras, as obras do aeroporto de Cacoal estão seguindo o cronograma. “Nós estamos preparados para a retomada das atividades comerciais no aeroporto de Cacoal no mês de agosto. Só estamos dependendo da liberação da Certificação e detalhes que ainda estão pendentes, mas o terminal é maravilhoso”, avaliou o assessor.

VOOS- A previsão da companhia é retomar os voos em Vilhena a partir de junho, Ji-Paraná em julho e Cacoal em agosto. Serão quatro voos semanais.

PEDIDOS DE RETOMADA – A deputada Jaqueline Cassol acompanha de perto a situação dos aeródromos regionais. Assim que a Azul anunciou a suspensão das atividades no interior do estado em meados de 2020, a parlamentar buscou soluções para o problema.

O primeiro pedido da Deputada Jaqueline Cassol para a retomada das atividades no aeroporto de Cacoal foi protocolado em 22 de junho, quando solicitou ao Governador Marcos Rocha informações das medidas de segurança adotadas pelo estado para garantir a operação dos aeroportos.

Durante uma reunião com o Ministro da Infraestrutura Tarsício Gomes de Freitas e do Secretário Nacional, Ronei Saggioro Glanzmann, a deputada cobrou a reabertura dos aeroportos e foi informada que os projetos do DER haviam apresentado problemas para execução, o que impossibilitaria a homologação por parte da União.

No dia 26 de agosto, o Governo de Rondônia respondeu a deputada sobre os novos procedimentos. E diante da informação, ela solicitou a retomada pela companhia aérea.

O assunto ganhou repercussão estadual, uma vez que a falta de voos tem afetado diretamente a economia de Rondônia. A Região de Cacoal possui uma grande demanda de passageiros, pois abrange uma população de aproximadamente 400 mil habitantes, 18 municípios, indústrias e frigoríficos de grande porte e por ser uma região voltada para o setor agrícola e a pecuária.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compartilhe: