Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Saúde

Como deixar o banho das crianças mais divertido? Veja 5 dicas


Compartilhe:

Publicado por

em

Como deixar o banho das crianças mais divertido? Veja 5 dicas

Photo by Henley Design Studio on Unsplash

A resistência na hora de ir para o banho não é algo incomum entre os pequenos e pequenas. Os motivos são variados: para os menores, pode ser medo da água; para os maiores, pode ter a ver com encarar o banho como pausa “desnecessária” enquanto está brincando, lendo ou jogando, por exemplo.

Seja como for, mães e pais acabam se perguntando: como deixar o banho das crianças mais divertido? Como convencê-los de que a hora de tomar banho é agradável, relaxante e essencial para a higiene e bem-estar?

Veja algumas dicas que podem ajudar na transformação dessa experiência, tornando-a mais divertida e agradável para meninos e meninas.

1) Criar uma rotina

Ter horários certos para o banho pode ajudar a eliminar o elemento “surpresa” para a criança. Como explicamos acima, ela pode sentir sua atividade invadida pelo momento do banho, o que causa frustração.

Portanto, se as horas do banho forem sempre as mesmas – ao chegar da escola e antes do jantar, por exemplo – a criança entenderá melhor a programação e a rotina, percebendo que o banho não atrapalha, e sim faz parte do dia a dia.

2) Diversão com cheirinho de xampu

A abordagem lúdica do banho ajuda muito na conexão da criança com esse momento do dia. Sabonetes em formatos de bichos, embalagens coloridas, e até mesmo um xampu slime, próprio para o banho infantil, podem ser importantes aliados.

“Muitas amigas minhas que são mães sempre compartilhavam, em conversas, a dificuldade de divertir os filhos durante o banho. Eu também sou mãe, e pensei: o que posso fazer para que os pequenos adorem a hora do banho? E foi aí que pensei em criar um xampu com textura de slime”, explica a CEO da Aya Tech e engenheira química, Fernanda Checchinato.

A empresa de Fernanda criou uma linha de produtos dermatologicamente testados e hipoalergênicos voltados à diversão no banho, chamada “Iaé”. Um dos destaques é o Shampoo Slime, que tem a textura da geleca preferida da criançada, mas conta com fórmula de alta tecnologia para limpar os delicados cabelos infantis.

3) Brinquedos para o banho

Brinquedos de borracha ou de plástico que possam mergulhar no banho com as crianças são muito bem-vindos! Esses “amiguinhos” farão companhia aos pequeninos enquanto mães e pais cuidam da higiene.

Uma dica é também dar banho nos objetos, simulando neles os mesmos movimentos feitos na criança, como esfregar os cabelos e lavar os pés, por exemplo.

4) Dê o exemplo

As crianças prestam atenção no que os pais e demais familiares fazem. Portanto, estabeleça também uma rotina para o banho de quem mora na casa, ensinando dessa maneira que não é só uma prática da criança, e sim de todos.

5) Brincando na água

Que tal ensinar seu filho a desenhar no vapor que fica na porta do box? Ou mesmo escrever o próprio nome ou o nome dos pais? E aquele penteado engraçado que pode ser feito com o cabelo ensaboado?

Propor brincadeiras e momentos engraçados ajuda a criança a relaxar e compreender que esse é um momento prazeroso e feliz. Mas não esqueça: feche o registro do chuveiro enquanto brinca, economizar água é fundamental!

Compartilhe: