Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Jurídicas

TJRO ganha iluminação verde em alusão à campanha de combate ao glaucoma


Compartilhe:

Publicado por

em

Ato simbólico chama a atenção para a necessidade de cuidados com a saúde ocular

Quem passar em frente ao prédio da sede do Tribunal de Justiça de Rondônia, na Rua José Camacho, nos próximos dias poderá notar uma iluminação diferente. A cor verde é uma forma de simbolizar a adesão da instituição a uma campanha em nível nacional para dar visibilidade à saúde ocular. A campanha “24 horas pelo Glaucoma” é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), para alertar sobre a necessidade de prevenção.

Apesar das atenções do mundo e das autoridades de saúde neste momento estarem voltadas à Covid-19 e suas implicações, outras doenças podem ter seus cuidados e prevenção difundidos. Dentre elas está o glaucoma, considerado a maior causa de cegueira irreversível no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que um total de 6,9 milhões de pessoas entre 40 e 60 anos com glaucoma foram diagnosticadas em 2020, sendo que em 4,5 milhões de casos o resultado foi a perda total de visão.

Os primeiros sinais do glaucoma são a vista embaçada e irregular, em decorrência de dano no nervo óptico. A orientação dos especialistas para prevenir casos graves é consultar com um oftalmologista periodicamente, porque é uma patologia crônica e sem cura, mas que pode ser controlada pelo uso de remédios que normalizam a pressão intraocular, impedindo o avanço da doença.

O dia 26 de maio marca o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, instituído pela Lei nº 10.456/2002, e simboliza o apoio à luta contra a doença ocular crônica. O Conselho de Oftalmologia preparou uma programação, completamente online, para ofertas de palestras, entrevistas, aulas, participações especiais e teleorientação com especialistas, no dia 22 de maio de 2021, nas redes sociais oficiais do CBO.

Assessoria de Comunicação Institucional

Compartilhe: