Conectado por

Rondônia, domingo, 19 de setembro de 2021.



Jurídicas

Judiciário de Rondônia mobilizado pela reciclagem de embalagens plásticas


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Segue até a próxima sexta-feira, 21, a mobilização do Poder Judiciário de Rondônia pela reciclagem de embalagens plásticas. O ponto de coleta está instalado no hall de entrada do Fórum Geral César Montenegro, em Porto Velho, e, para divulgar dentre os colaboradores e colaboradoras da unidade, o Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Gestão Socioambiental do Tribunal de Justiça percorreu as salas em que há equipes em trabalho presencial para levar informações como quais tipos de plásticos serão aceitos, a importância da higienização e a conscientização sobre o descarte adequado de resíduos dessa natureza.

A engenheira florestal Samira Alvim, que integra a equipe do Nages/TJRO, também respondeu às dúvidas dos servidores e servidoras, e destacou o papel que cada um e cada uma tem nesse trabalho e recebeu feedbacks positivos quanto à ação, além de sugestões e outras informações relevantes na ação que foi realizada na última sexta-feira.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Tanto quem trabalha no fórum quanto em outras unidades podem participar da mobilização, que é alusiva ao Dia Internacional da Reciclagem, comemorado em 17 de maio. A comunidade em geral também está convidada a levar embalagens de refrigerante, água, suco, álcool, detergente, shampoo, condicionador, mas com o devido cuidado de passar uma água nas partes interna e externa. Como informa a coordenadora do Nages/TJRO, Maiara Ribeiro, todo o material coletado será destinado, como doação, para a Cooperativa Catanorte, que atua na separação e destinação de materiais recicláveis na Vila Princesa, na capital.

Reciclagem

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, a Cultura (UNESCO) e o esforço que todos fizerem para reciclar embalagens plásticas, contribui para a Agenda 2030, que é um plano de ação para as pessoas, ao planeta e à prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas. Dentro do objetivo 12, que é assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, a meta é, até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reúso.

No TJRO, o Nages coordena iniciativas na área ambiental como a conscientização, com a disseminação de informações e orientações por meio dos canais internos e externos do Poder Judiciário, separação e destinação de resíduos perigosos, de papel e outros materiais que têm valor econômico para a entidades sem fins lucrativos, a exemplo da campanha permanente “Tampinhas de Amor”, que já destinou mais de meia tonelada de tampas plásticas para ajudar na manutenção de entidade que trata de pessoas com câncer.

Ponto de coleta

Logo após a recepção do fórum, que está localizado na área central de Porto Velho, na Avenida Pinheiro Machado, entre as ruas José Bonifácio e Gonçalves Dias, um engradado, identificado com um banner da campanha, está preparado para receber as embalagens higienizadas. Um lembrete importante feito pelo Nages é de que não serão aceitas embalagens de papel, papelão, vidro ou metal. Esta mobilização é apenas para plástico. Remédios, mesmo que feitos a partir desse material, também não fazem parte do escopo da campanha, pois, por se tratarem de resíduos perigosos, devem ser destinados a farmácias que mantêm ponto para coleta e destinação correta.

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional

Publicidade

GOVERNO DE RONDÔNIA educamaisbrasil educamaisbrasil

Últimas notícias

Facebook