Conectado por

Rondônia, terça, 30 de abril de 2024.

Jurídicas

Escolas Judiciais de RO e RN promovem fórum sobre Importantes Julgamentos da História na Justiça Contemporânea


Compartilhe:

Publicado por

em

A Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Norte – Esmarn, promove na próxima terça-feira (18) às 17h (RO – 18h BSB), o Fórum Principais Julgamentos da História e seus Reflexos no Sistema de Justiça Contemporâneo, com a participação de juízes auxiliares do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. O evento será gratuito, com certificação de duas horas-aula e transmitido ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube.

O fórum tem como objetivo apresentar os métodos e instrumentos utilizados nos principais julgamentos da história e fazer correlação com o sistema de justiça contemporâneo e seus reflexos sociais e judiciais. O tema será abordado em duas palestras, seguidas por debate.

“O Efeito CSI nos Julgamentos do Júri” será proferida pelo Juiz do I Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Doutor em Direito pela Universidade Veiga de Almeida e aluno do doutorado em História Comparada na Universidade Federal do Rio de Janeiro –UFRJ, Carlos Gustavo Direito. “Julgados em Direito Digital” será o tema abordado pela Juíza Federal do Rio de Janeiro, Auxiliar no Supremo Tribunal Federal, mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Visiting Scholar em Columbia Law School, Caroline Tauk.

O debate será mediado pela Juíza do Tribunal de Justiça de Rondônia e titular da 1ª Vara Criminal de Ariquemes, doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Vencedora da menção honrosa do Prêmio “Conciliar é legal” do CNJ e da menção do Prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos – Amaerj/TJRJ, Larissa Pinho de Alencar Lima. O evento também contará com a participação do Juiz de Direito do TJRN, Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Coordenador Administrativo da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte, Cleanto Alves Pantaleão Filho. Para o magistrado, a promoção do evento em conjunto é “uma oportunidade de somar esforços e ampliar o alcance de nossas ações para públicos de diversas regiões do país. Tenho certeza que é o início de uma relação frutífera e promissora”, finalizou.

Em razão das regras de distanciamento social, o fórum será transmitido ao vivo pelo Canal da Emeron no Youtube. A atividade é aberta a toda a sociedade, especialmente integrantes do Poder Judiciário, estudantes de graduação na área do Direito e ciências correlatas, profissionais do Direito e àqueles que buscam compreender mais sobre os temas propostos. Os participantes receberão certificação de 2 horas aula, mediante inscrição realizada durante a transmissão.

 

Assessoria de Comunicação Institucional

com informações da Emeron

Compartilhe: