Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Boa comunicação entre Energisa e fábrica de refrigerante viabiliza obra sem impacto para outros clientes


Compartilhe:

Publicado por

em

Ferramenta evitou que 590 famílias ficassem sem energia por cinco horas durante obra da fábrica

Clientes devem informar concessionária sobre obras em que há risco de contato com a rede elétrica, mesmo as particulares, para evitar acidentes

 A boa comunicação e a parceria entre a Energisa e uma fábrica de refrigerantes de Cacoal permitiu a instalação de uma caixa d’água sem nenhum impacto para a comunidade do entorno da planta fabril. Pelo projeto, seria necessário desligar a rede elétrica, prejudicando o fornecimento para 590 famílias. Ao receber o comunicado da empresa, porém, a concessionária aplicou no local uma tecnologia que permite transpor o ponto da rede afetado pelo evento, sem nenhum impacto para o restante do ramal.

Coordenador de Manutenções da Energisa na região, Loureman Carlos Azevedo, explica que a tecnologia, chamada de mega jumper (super saltador, em tradução livre), tem alto custo de operação. Mesmo assim, a concessionária utiliza a tecnologia nos casos que as condições técnicas e de segurança permitem para preservar o fornecimento aos clientes.  Para isso, porém, ele lembra que é importante que os clientes informem a concessionária sobre obras em que há risco de contato com a rede elétrica, mesmo as particulares, para evitar acidentes. O cliente deve entrar em contato com a concessionária através do 0800 647 0120 ou em uma agência de atendimento presencial com antecedência de um mês. “Um técnico vai até o local e avalia se há risco e necessidade de interrupção de fornecimento. Nesse caso, a estrutura tinha 12 metros de altura e foi içada por cima da rede elétrica. Poderia ocorrer a queda, interrompendo fornecimento, e até mesmo um curto-circuito provado pelo metal da caixa d’água em contato com a rede”, completa.

Conheça as tecnologias utilizadas pela Energisa

 O Mega Jumper é um reboque equipado com cabo blindado e isolado eletricamente para 15 e 25 kV, com componentes e terminações apropriadas para conexão. O equipamento cria um circuito temporário na rede elétrica, como um caminho alternativo para energia passar, mantendo o fornecimento de energia para os clientes ligados naquele circuito.  Pode ser utilizado em sistemas urbanos de média tensão, considerando os aspectos técnicos, e com até 300 metros de comprimento de cabos. No site www.energisajuntos há mais informações sobre as tecnologias que a Energisa utiliza nas manutenções preventivas e construção de novas redes elétricas, bem como o pacote de investimento de R$ 747, 5 milhões para Rondônia durante 2021.

Compartilhe: