Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Senado aprova projeto que suspende pagamentos de mensalidade do Fies em 2021


Compartilhe:

Publicado por

em

Projeto quer repetir suspenção de 2020 por conta da pandemia

Beneficiários do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) poderão ter novidades no programa nos próximos meses. É que o Senado aprovou, na última quarta-feira (5), um projeto que suspende o pagamento de mensalidades do Fies.

No ano passado, em razão da pandemia, foi sancionada a interrupção dos pagamentos das mensalidades até o fim de 2020. O texto, agora em discussão, quer prorrogar essa suspensão também em 2021.

Após aprovação no Senado, o texto será enviado para análise na Câmara dos Deputados. Se aprovado, vai para a sanção do presidente da República, que poderá sancionar o texto integralmente, parcialmente ou vetá-lo integralmente.

O Fies é um programa do governo federal voltado a quem não tem condições de pagar as mensalidades de um curso de graduação em faculdades particulares de todo o país. No período de inscrições, os interessados devem se inscrever de forma gratuita no site do Fies.

Em 2021, o período de inscrição do primeiro semestre foi entre 26 e 29 de janeiro de 2021. Já para o segundo semestre as inscrições ficarão abertas de 27 a 30 de julho.

Para participar da seleção, o estudante precisa atender a alguns critérios como ter um fiador e uma renda familiar bruta que não ultrapasse cinco salários-mínimos.

Neste primeiro semestre de 2021, o programa ofertou 40 mil vagas e utilizou as notas de 2010 a 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos critérios de avaliação. Os estudantes precisaram comprovar média de 450 pontos no Enem e média acima de zero na redação.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

 

 

 

Compartilhe: