Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Destaque

Termina nesta terça (04) prazo para inscrição nas vagas remanescentes do Prouni


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta edição, a classificação será por ordem de melhor desempenho no Enem

Termina hoje (04) o prazo para estudantes realizarem inscrição para as bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) no site do programa. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. Neste semestre, o Prouni ofereceu, no total, mais de 162 mil bolsas de estudo.

Na edição deste ano, a classificação dos candidatos se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Enem, considerando qualquer das edições do exame ocorridas nos últimos 10 anos. Antes valia somente a prova mais recente do exame.

Para quem fez mais de um Enem neste período, será considerada para efeito da classificação a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Para isso, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

“Com isso, a classificação se dará segundo um critério meritocrático, e não mais por ordem do horário de conclusão da inscrição, como ocorria antes, quando o critério era, meramente, temporal e, portanto, passível de prejudicar os candidatos que tivessem alguma dificuldade de acesso à internet”, informou o MEC.

Outra novidade é que aqueles candidatos que fizeram o Enem 2020 e não puderam se inscrever no processo seletivo regular, já que teve adiamento da aplicação das provas do Enem do ano passado, em razão da pandemia de covid-19, também poderão se inscrever nas vagas remanescentes.

Prouni é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para participar é preciso ter feito o Enem, e o candidato não pode ter renda familiar maior que três salários mínimos e não pode ter diploma de ensino superior. Além disso, é preciso se encaixar em uma das seguintes situações: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou; ter cursado o ensino médio em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da instituição.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas no processo regular do Prouni – duas chamadas e lista de espera. Elas são liberadas por conta da desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: