Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Pessoas com comorbidades serão imunizadas com vacina Pfizer em Porto Velho; veja como agendar


Compartilhe:

Publicado por

em


O aplicativo para agendar vacinação está disponível para celulares Android e sistema IOS. Primeira remessa da vacina Pfizer contra a Covid-19 deve chegar em Rondônia esta semana
Ascom Sesau/ Carla Cleto
Rondônia recebeu nesta segunda-feira (3) mais de 3,5 mil doses da vacina contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTec. A vacina será destinada às capitais e serão administradas em 1ª dose. É a primeira vez que o estado recebe o imunizante desse laboratório.
Segundo a prefeitura de Porto Velho, a vacina será destinada inicialmente a pessoas com comorbidades, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou que para receber o imunizante é necessário se cadastrar no aplicativo Sasi. O app segue os parâmetros do Plano Nacional de Imunização (PNI) e foi planejado para registrar informações sobre a população e facilitar o agendamento das vacinas.
“Uma vez cadastrado, o usuário será avisado, pelo próprio dispositivo e por envio de e-mail ao endereço eletrônico do usuário, sobre o dia, horário e local em que deverá comparecer para ser imunizado”, informou a Semusa.
O aplicativo está disponível para celulares android e também sistema IOS.
Nesta primeira etapa serão vacinadas pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), gestantes e puérperas com comorbidades, acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Que vacina é essa? Pfizer Biontech
As doses da Pfizer precisam ser armazenadas em caixas com temperaturas entre -25°C e -15°C por, no máximo, 14 dias. Ao chegarem às salas de vacinação, as doses devem ser mantidas a uma temperatura que varia entre 2°C e 8°C, e precisam ser aplicadas na população em um período de até cinco dias.
Devido o pouco tempo de armazenamento, as doses estão sendo disponibilizadas apenas para as capitais. Também por isso, os distritos de Porto Velho não receberão doses dessa vacina.
Veja quantas doses serão enviadas para cada estado
Segundo a prefeitura, o refrigeradores necessários para o armazenamento correto do imunizante serão enviados pelo Ministério da Saúde.
A pasta recomendou que, se possível, a vacinação ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: