Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

G1

Aplicação da 2ª dose da CoronaVac está suspensa em pelo menos 4 municípios de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Porto Velho, Ariquemes, Candeias do Jamari e Jaru suspenderam a aplicação da vacina. O motivo, em todos os municípios, é a falta do imunizante. Na última semana, a aplicação da 2ª dose da vacina CoronaVac foi suspensa em pelo menos 4 municípios de Rondônia, sendo Porto Velho, Ariquemes, Candeias do Jamari e Jaru. O motivo, em todos os municípios, é a falta do imunizante.
Estoque de CoronaVac acaba em Fortaleza e vacinação da segunda dose de grupos prioritários que usaram o imunizante será interrompida nesta sexta-feira (30).
Instituto Butantan/Divulgação
No sábado (1ª), 3.200 doses da CoronaVac chegaram em Rondônia, mas, segundo o governo do estado, esse lote não atenderá as pessoas que precisam tomar a segunda dose da vacina, já que o laboratório deve normalizar a entrega das doses destinadas à aplicação da 2ª dose em até 10 dias.
Acompanhe: Veja quem pode ser imunizado hoje em Porto Velho
Sem estoque
A Prefeitura de Porto Velho justificou que não guardou vacinas para aplicação da segunda dose, pois seguiu a recomendação do Ministério da Saúde. Entretanto na segunda-feira (26) o ministro, Marcelo Queiroga, voltou atrás e agora recomenda estocar vacina para garantir a segunda dose da CoronaVac.
“Com essa determinação, Porto Velho não armazenou as vacinas recebidas nos 8°, 9° e 10° lotes, totalizando cerca de 17 mil doses.”, comunicou a prefeitura.
Já em Ariquemes, a Secretaria Municipal de Saúde diz que já entrou em contato com o Ministério da Saúde, que por sua vez garantiu o envio de mais doses da vacina CoronaVac no início da próxima semana.
Intervalo necessário
O intervalo para a aplicação da segunda dose da CoronaVac é de 14 a 28 dias. Segundo o Ministério da Saúde, a suspensão não invalida o efeito da vacina, e a orientação é tomar a segunda dose assim que uma nova remessa chegar.
Infectologista explica que faltam dados sobre atraso na segunda dose da vacina da Covid’
Vacinação em Rondônia
Mais de 10% da população rondoniense já tomou a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. O estado é o antepenúltimo no ranking nacional de vacinação, na frente apenas do Amapá e Roraima.
Acompanhe: Mapa da vacinação contra Covid-19 no Brasil
De acordo com o Painel Covid do Governo de Rondônia, mais de 193 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante no estado e apenas 81.126 foram contemplados com a 2ª dose.
O painel não aponta quantas pessoas precisam tomar a 2ª dose da CoronaVac no estado.
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: