Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

G1

MP-RO recomenda que regulação de pacientes com Covid a espera de leitos seja feita de forma rápida em Ariquemes, RO


Compartilhe:

Publicado por

em


Órgão também disse que vai requisitar ao Cremero a instauração de sindicância em desfavor do médico que não efetuar ou retardar a regulação. Sede do MP em Ariquemes
Eliete Marques/G1
A Promotoria de Justiça da Comarca de Ariquemes (RO) recomendou que pacientes do município diagnosticados com Covid-19 que estão a espera de um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sejam regulados de maneira rápida por meio da por meio da Central de Regulação de Urgência e Emergência (CRUE) para outras unidades de saúde da macrorregião.
A recomendação foi expedida pelo Ministério Público à Prefeitura de Ariquemes, à Secretaria Municipal de Saúde e a todos os médicos que prestam serviço nos hospitais do município.
Segundo o MP-RO, um inquérito foi instaurado para apurar o fato de alguns médicos não estarem regulando ou estarem retardando a regulação de pacientes que precisam de um leito de UTI, mesmo tendo vagas disponíveis na macrorregião que o município pertence, assim como para apurar a responsabilidade legal desses médicos e da prefeitura.
Segundo a Promotoria, caso a recomendação seja descumprida, o Ministério Público poderá buscar responsabilização criminal e cível dos envolvidos. Também foi informado que será requisitado ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) a instauração de sindicância em desfavor do médico que não efetuar ou retardar a regulação.
A Prefeitura de Ariquemes informou que foi notificada, que já encaminhou uma resposta ao MP-RO e que um documento está sendo entregue a todos os médicos pedindo agilidade na regulação de pacientes. Confira a resposta completa no vídeo abaixo.
MP apura se houve omissão na regulação de pacientes que precisam de leito de UTI
Veja mais notícias de Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: