Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Inscrições para o Sisu 2021 começam na próxima terça-feira (6)


Compartilhe:

Publicado por

em

Para participar, é obrigatório que o candidato tenha feito o Enem 2020, sem ter zerado a nota da redação

Passada a tensão com a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que foram liberadas na noite de ontem (29), os estudantes estão atentos com uma nova seleção: a das vagas do primeiro semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2021.

Através do Sisu, são oferecidas vagas para cursos de graduação em universidades públicas de todo o Brasil. As inscrições do Sisu começarão na próxima terça-feira, dia 6 de abril. Para participar, é obrigatório que o candidato tenha feito o Enem 2020, sem ter zerado a nota da redação.

A inscrição é relativamente simples: basta entrar na página do Sisu e seguir as orientações. Até lá, é possível conferir um pouco mais do processo seletivo e como ser mais estratégico para aproveitar melhor as chances para garantir uma vaga.

Para essa edição do Sisu serão disponibilizadas 209.190 mil oportunidades, distribuídas em 5.685 mil cursos de 110 instituições. “Os dados disponíveis para consulta ainda são preliminares, pois podem ser alterados pelas instituições que aderiram a essa edição do Sisu até, no máximo, a véspera da abertura das inscrições”, explicou, em nota, o Ministério da Educação (MEC).

Consulte as vagas disponíveis

Mesmo antes das inscrições começarem, o MEC libera consultas às vagas que estarão disponíveis no Sisu. Conferir todas as ofertas é o primeiro passo para analisar as possibilidades em relação à vaga no curso e instituição que deseja ingressar. Dá para conferir as vagas ofertadas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos.

Use um simulador de notas

Um recurso para auxiliar os estudantes é o simulador de notas do Sisu. Por meio dele, inserindo a nota do Enem 2020, é possível simular um contexto de aprovação ou não no curso de interesse, tendo como base as notas de corte da última edição do Sisu. O Educa Mais Brasil, programa de bolsas de estudo, disponibiliza em seu site um simulador do Sisu gratuito. Para utilizá-lo, basta preencher os campos com nome da cidade, nome do curso que deseja ingressar e a nota do Enem.

Confira a nota de corte diariamente

As notas de corte do Sisu são atualizadas diariamente após o início das inscrições. Essa nota é a menor pontuação necessária para conseguir ser selecionado no curso. É importante verificá-la, pois, a cada dia o sistema pode receber novas inscrições para o mesmo curso na mesma instituição e, com isso, a nota de corte pode variar a cada dia.

Caso ela esteja muito distante da sua média, por exemplo, a nota de corte para o curso chegar a 800 e a sua média for 700, será possível mudar a opção de curso até o fechamento da inscrição, escolhendo outra oportunidade mais próxima da sua nota.

Saiba como funciona e acompanhe a lista de espera

A lista de espera é a última etapa do processo seletivo do Sisu. Os candidatos não selecionados na chamada única podem participar dessa lista. Nesse caso, as convocações são realizadas pelas instituições, por isso, é preciso acompanhar o site da faculdade para não perder as chamadas.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: