Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Estudante de Rondônia leu mais de 60 livros durante a pandemia


Compartilhe:

Publicado por

em

A estudante reconhece os benefícios da leitura e adota gêneros literários que se identifica

 

Hilda Carolina de 15 anos, estudante do 1° ano do ensino médio da Escola Estadual de Campos Sales, no município de São Francisco do Guaporé sempre apreciou o hábito da leitura, com o incentivo da mãe já havia lido alguns livros. Como todos os demais estudantes que vivem agora uma nova realidade com aulas remotas, tendo que adotar novas rotinas, formas de estudo e também de lazer, a estudante aproveitou para incluir o gosto pela leitura em sua rotina. Desde o início do ano passado até o momento, Hilda soma com a leitura de mais de 60 livros.

A estudante conta que durante um período da pré-adolescência abandonou por um tempo o hábito da leitura. “Perdi o costume, isso durou até meus treze anos, ou seja, até 2019, foi então que comprei um livro de uma trilogia voltada a pré-adolescentes. Li o primeiro, depois o segundo, logo em seguida o terceiro e me apaixonei pelo o universo”.

No final do ano passado a estudante foi destaque na Escola por ter lido mais de 50 livros durante o período de pandemia, recebendo certificado de congratulação e aplausos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com orgulho da filha a mãe da estudante Roseli Poiani, relembrou que no início da pandemia a filha ficava ociosa e ansiosa com a mudança e com o tempo livre “Tivemos a ideia de aproveitar e ler mais, conforme ela ia pedindo eu ia incentivando, foi acontecendo naturalmente. Aproveito para deixar como dica aos estudantes que também estão ociosos e ansiosos nesse momento tão atípico”.

Em outubro do ano passado a estudante recebeu certificado de congratulação e aplausos pela Seduc

O hábito de ler se constrói, quanto mais praticado mais impactos positivos trará à vida do aluno. Hilda reconhece os benefícios e adota gêneros literários que se identifica, como os livros pré-adolescentes com sagas de mundos utópicos, mitologia e ficção científica. “A dica que dou a quem deseja começar a ler é procurar livros que tenham a ver com o seu gosto. Por exemplo, li uma saga de 5 livros de mitologia grega, depois descobrir que a saga completa continha mais de 30 livros e li todos, incluindo os lançamentos em inglês. Quando acabei tinha desenvolvido o hábito novamente e foi incrível”.

“É importante ler por prazer e gostar do que está lendo, não se forçar caso não esteja gostando do livro, manter uma rotina, estipular horários e traçar metas é muito importante no processo”, aconselhou a estudante.

A estudante revelou que com influência da leitura, passou a gostar de escrever. “Eu tenho alguns rascunhos de alguns livros que estou escrevendo, mas por enquanto é apenas um hobby”. Por se identificar com áreas de humanas, a estudante pretende cursar Psicologia, ainda faltam dois anos para concluir o ensino médio, até lá procura dar o melhor de si nos estudos. A Escola Campos Sales adota o projeto “Ler todo dia” desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa do 7° ano Débora Fernanda Marqui, onde os professores ajudam a fomentar a leitura.

O professor de Língua Portuguesa, Claudecir Alberto de Sá, que atualmente leciona no estabelecimento de ensino ressaltou a importância da leitura e de ler o que gosta. “Tenho falado para os alunos a importância de desenvolver o hábito, dando capacidade de melhorar o conhecimento, ampliar horizontes, trazer diversão e acima de tudo, a leitura abre muitas portas, o conhecimento é o maior bem mais valioso que podemos ter”.

Compartilhe: