Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Destaque

CORONAVÍRUS: Prefeitura de Porto Velho adquire 400 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca


Compartilhe:

Publicado por

em

Em uma coletiva para a imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (12/03) em Porto Velho, o Prefeito Hildon Chaves (PSDB) anunciou a compra de 400 mil doses da vacina Oxford-AstraZeneca que é desenvolvida pela Universidade de Oxford na Inglaterra.

Para aquisição da vacina foi necessária a abertura de uma conta e o depósito de R$ 20 milhões de reais para que a prefeitura comprovasse recursos para a aquisição da vacina, Hildon salientou que era o principal requisito para a aquisição, desse montante depositado, cerca de 4 milhões foram adquiridos através de emendas parlamentares dos deputados federais de Rondônia e o restante de recursos próprios da prefeitura.

Serão imunizadas cerca de 200 mil pessoas em Porto Velho, atingindo até a faixa etária de 30 anos, iremos criar uma força tarefa, trabalhando noite e dia para imunizar nossa população, o brasil passa por uma situação grave na área da saúde, e de que muitos estados estão em colapso com faltas de leitos de UTI’s para pacientes de coronavírus, mas surge uma luz de esperança com essa vacinação na capital.

Eficácia

A vacina precisa de 30 dias já na primeira dose para que já possa adquirir cerca de 50% de imunidade, já na segunda dose chega a cerca de 87% de imunidade, Hildon reforçou que as pessoas não podem relaxar as medidas de prevenção contra o Coronavírus, respeitando o distanciamento social, utilizando máscara e respeitando os decretos estabelecidos.

Oxford-AstraZeneca

A vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca é o principal imunizante do programa de vacinação do governo federal brasileiro.

Assim como a Sinovac, a vacina de Oxford-Astrazeneca também necessita de armazenamento frio, entre 2ºC e 8ºC, mas ela funciona por meio do vírus modificado geneticamente – tecnicamente chamado vetor viral – e a eficácia global ficou em 70,4%, com base em estudos feitos em adultos com menos de 55 anos e em três países: Brasil, Reino Unido e África do Sul. Também serão necessárias duas doses para a imunização ter efeito, com intervalo de até três meses – ou 12 semanas – entre elas.

Compartilhe: