Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Prefeitura assina acordo para implantar programa Famílias Fortes em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

CRAS será responsável pelo cadastramento 135 famílias para o projeto-piloto

A Prefeitura de Porto Velho assinou o Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria Nacional da Família (SNF), do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MNDH), para implantação do programa Famílias Fortes no município.

O prefeito Hildon Chaves assinou o documento, de forma eletrônica, na quinta-feira (4). A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) será responsável pela a execução dos projetos e ações decorrentes do compromisso.

O programa prevê atendimento às famílias com filhos de 10 a 14 anos com nova metodologia, que busca fortalecer o bem-estar dos membros da família, melhoria na comunicação e fortalecimento dos vínculos familiares favorecendo a função de proteção às crianças e adolescentes.

EXPECTATIVAS

No programa Famílias Fortes os pais são ensinados a esclarecer as expectativas com base nas normas de desenvolvimento de crianças e adolescentes, a usar práticas disciplinares apropriadas, a gerenciar emoções fortes em relação aos filhos e a se comunicar de maneira eficaz.

Já os filhos aprendem habilidades para interação pessoal e social, como ter metas que deem sentido à vida, seguir regras, reconhecer as dificuldades e qualidades dos pais, lidar com a pressão dos amigos, saber identificar modelos positivos e ajudar os outros.

No Projeto-Piloto serão atendidas ao todo cerca de 135 famílias que serão selecionadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Porto Velho.

O secretário da Semasf, Claudi Rocha, informou que o início das atividades com as famílias está previsto para o mês de abril, e até lá, a Semasf estará em contato com a Secretaria Nacional da Família para adequar a estratégia dos trabalhos devido à situação do momento de pandemia.

“É muito importante o programa Famílias Fortes nesse momento de pandemia, em que as famílias vivem os efeitos do isolamento social prolongado e precisam de auxílio para o fortalecimento de vínculos”, observou Claudi Rocha.

Compartilhe: