Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Nacional

Porto Velho recebe médicos cubanos que irão reforçar atendimento da zona rural


Compartilhe:

Publicado por

em

Os profissionais tomaram posse e se deslocaram para as regiões de atuação

Médicos tomaram posse na SemusaMédicos tomaram posse na SemusaA Prefeitura de Porto Velho recebeu dez médicos cubanos que irão fortalecer as ações da atenção primária à saúde da população nos distritos. Os profissionais tomaram posse quinta-feira (4), na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e já se deslocaram às regiões onde vão residir e prestar atendimento.

Dos dez médicos que se apresentaram, três foram para o distrito de União Bandeirantes, três para Vista Alegre do Abunã, mas também atenderão a população de Fortaleza do Abunã; um está em Jaci-Paraná; um em Abunã, um em Calama e um em Cujubim Grande.

Esses profissionais foram reincorporados ao Programa Mais Médicos pelo Ministério da Saúde, através da quarta chamada do Edital nº 9 (20° ciclo), lançado em 26 de março de 2020. O município de Porto Velho foi contemplado com 11 médicos, sendo que um deles não compareceu para tomar posse.

Com esses novos profissionais, Porto Velho conta agora com 12 médicos cubanos em atuação nos distritos, localidades e zona rural. Eles são um importante reforço na prestação de serviços de saúde à população que vive nas regiões mais distantes, uma vez que as vagas oferecidas para esses locais, através de chamamento emergencial, não têm sido preenchidas.

Segundo a secretária da Semusa, Eliana Pasini, atender bem a população que vive nas regiões mais distantes é uma preocupação da Prefeitura de Porto Velho. “Com a chegada desses médicos vamos suprir a necessidade de algumas localidades e garantir acolhimento médico àqueles que vivem nas comunidades e zona rural”, afirmou.

Texto: Luciane Gonçalves
Fotos: Semusa

Compartilhe: