Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

PANDEMIA: Porto Velho recebe lotes das vacinas Oxford e CoronaVac


Compartilhe:

Publicado por

em

Os imunizantes serão aplicados conforme protocolo definido pelo Ministério da Saúde (MS) 

A Prefeitura de Porto Velho recebeu 1.550 mil doses da vacina Oxford do laboratório AstraZeneca produzido pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro e mais 200 doses da vacina CoronaVac, do laboratório Sinovac, produzido pelo Instituto Butantã em São Paulo, as vacinas foram entregues na quarta e quinta-feira (24 e 25), respectivamente.

A decisão sobre o quantitativo de doses distribuídas em cada cidade segue o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde, conforme as necessidades apresentadas pelos municípios.

O protocolo também prevê a faixa etária da população a ser vacinada. Na fase atual, os idosos com idade a partir de 80 anos e trabalhadores da linha de frente no combate ao novo coronavírus continuarão sendo imunizados, de acordo com o cronograma do Ministério da Saúde e do Plano de Imunização de Porto Velho.

DIFERENÇA

Diferente da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantã em São Paulo, a Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro, não precisa ser dividida em duas partes para imunizar um número X de pessoas. Após a primeira aplicação, a segunda só deverá ser após 90 dias.

VACINADOS

Até o momento, 3.440 mil idosos foram vacinados com a primeira dose da vacina Oxford. Foram 14 mil os profissionais de saúde que receberam a primeira dose da vacina Coronavac e outras 4 mil receberam a segunda dose, de acordo com o Departamento de Imunização da Semusa.

 

 

Texto: Carlos Sabino

 

Fotos: Carlos Sabino e Leandro Morais

Superintendência Municipal de
Compartilhe: