Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Saiba como identificar, através dos selos, se o café é ideal para o consumo


Compartilhe:

Publicado por

em


Associação Brasileira da Indústria de Café lançou um aplicativo que indica quais a marcas seguem os padrões de pureza e qualidade. Saiba como identificar por selos se o café é ideal para o consumo
Para confirmar se o café comprado é de qualidade e pode ser consumido sem nenhum problema, o consumidor precisa estar atento a uma certificação que abrange vários critérios e só então, comprova que a produção dos grãos é livre de misturas.
A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) criou selos para identificar a certificação dos produtos. De acordo com Celírio Inácio da Silva, diretor executivo da associação, os selos, além de atestar a qualidade do café, garantem se houve práticas sustentáveis ao longo da cadeia produtiva do produto.
“Os selos de certificação concedido pela ABIC atestam a qualidade, a pureza e as práticas sustentáveis presentes em toda a cadeia produtiva do café. a ABIC realiza mais de cinco mil analises por ano. As amostras são coletadas nos pontos de vendas por auditores independentes, codificadas e analisadas em laboratórios credenciados, garantindo total isenção do processo”, explica o diretor.
O café robusta amazônico é o mais produzido em RO
Renata Silva/Embrapa Rondônia
Enrique Alves, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), explica que o selo não garante apenas a qualidade do café, mas assegura a saúde do consumidor.
“Não diz respeito só em relação a qualidade, no aspecto sensorial, diz respeito a saúde de quem tá consumindo e você ter certeza, na linguagem popular, que você não tá levando gato por lebre”, explicou o pesquisador.
Robusta Amazônico
Na região norte, Rondônia represente 97% da produção de café. O café robusta amazônico é o mais produzido no estado e de acordo com a ABIC, 12 empresas no estado são associadas e tem em seus produtos, o selo de pureza. Apenas uma empresa do estado possui dois selos: pureza e qualidade.
Para facilitar a vida do consumidor no momento da compra, a associação lançou um aplicativo gratuito que promete ajudar os compradores que tiverem dúvida.
“A ABIC lançou o “abicafé”, o aplicativo que permite aos consumidores fazer uma rápida consulta na hora da compra, justamente para saber se o produto que eles pretendem adquirir é certificado e atende aos padrões exigidos de pureza e qualidade da associação. Basta o consumidor baixar o aplicativo em sua loja virtual, escanear o código de barros ou QRCODE e saberá se o produto está dentro dos padrões”, explicou o gerente executivo da associação.
Pioneiro
Vando Teixeira, produtor de café em Ji-Paraná (RO), tem uma empresa de torrefação, moagem e empacotamento de café. Ele é pioneiro no norte do país a receber o selo.
“Em 2007 eu montei minha empresa e já montei baseado que eu tinha que trabalhar com selo de pureza, porque eu teria mais um ganho e mais um diferencial competitivo no meu café”, disse o produtor.
Campeão
Initial plugin text
O campeão do 17º concurso nacional ABIC de qualidade do café é de Cacoal (RO). Juan Travain produziu um café que alcançou 88 pontos e para isso, ele vem apostando em tecnologia desde o campo até o beneficiamento para conquistar.
“Ali é onde se encontra a maioria dos compradores do café e então são nossos clientes. A importância de Rondônia ter ganhado esse prêmio, é que você está mostrando para todos os clientes do Brasil a potencialidade do nosso café, então é importantíssimo pra Rondônia essa premiação. Já tem gente de Londres querendo comprar e isso é muito importante”, disse Juan.
Veja mais vídeos do Rondônia Rural

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: