Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

Fhemeron funciona normalmente durante o feriadão de carnaval em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Fundação faz apelo à doares por conta do baixo estoque de bolsas de sangue. Decreto do Governo do Estado manteve trabalho dos servidores no período carnavalesco. Fhemeron em Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) está funcionando normalmente durante o período de carnaval em Porto Velho. Por conta da pandemia, o Governo do Estado manteve o trabalho dos servidores nos dias em que normalmente havia ponto facultativo.
Conforme a fundação, o tipo sanguíneo com estoque mais crítico neste começo de semana é o O positivo (O+), que é conhecido como “doador universal”. Já em Ji-Paraná (RO) o estoque em baixa é de bolsas com fator negativo.
A reportagem da Rede Amazônica esteve na unidade durante a manhã desta segunda-feira (15) e encontrou poucos doadores na sala de coleta (veja abaixo).
Fhemeron ficará aberta durante todo ‘Feriadão’ de Carnaval
A Fhemeron reforça que os cuidados preventivos em relação à Covid-19 são tomados. As poltronas são alternadas e higienizadas após cada doação.
A assistência social do órgão lembra que caiu o número de doadores durante a pandemia e com isso, sempre há um tipo sanguíneo com estoque crítico. O ideal, conforme o governo, é que ao menos 100 doadores voluntários compareçam a cada dia.
As doações de sangue atendem diversas necessidades da rede hospitalar, dentre elas as transfusões em pacientes com Covid-19 grave, cirurgias, acidentados, vítimas de arma de fogo e esfaqueados.
Podem doar sangue pessoas saudáveis entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização do responsável).
Pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus podem doar 30 dias após o início dos sintomas, se não tiverem ficado com sequelas, segundo a Fhemeron. Já quem teve contato com pessoa positivada, deve aguardar 14 dias sem sintomas para doar.
Os que foram vacinados com dose da Coronavac ou Astrazeneca, ficam aptos a doar 48h e 7h após a aplicação da vacina, respectivamente.
A Fhemeron está localizada na Avenida Jorge Teixeira, ao lado do Hospital de Base, no Setor Industrial. O funcionamento é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30. O telefone para dúvidas é o (69) 3216-2234.
Campanha para doação de sangue
Reprodução
Confira os endereços dos locais de coleta no interior do estado:
Unidade de Coleta e Transfusão de Ariquemes
Rua: Cassiterita, nº 3613 – Setor Institucional
Telefone: (69) 3535-2659
Unidade de Coleta e Transfusão de Ji-Paraná
Rua: Vilagran Cabrita, nº 1440 – Centro
Telefone: (69) 3421-1615
Unidade de Coleta e Transfusão de Guajará-Mirim
Av. XV de Novembro, nº 1299 – Centro
Telefone: (69) 3541-6073
Unidade de Coleta e Transfusão de Rolim de Moura
Av. Cuiabá Nº 5424, Bairro Planalto ao lado do Hospital Municipal.
Telefone: (69) 3442-1328
Unidade de Coleta e Transfusão de Cacoal
Av. Malaquita, s/nº – Bairro Josino Brito. Ao lado do Hospital Regional.
Telefone: (69) 3441-0823
Hemocentro Regional de Vilhena
Av. Jô Sato, nº 405 – Bairro Nova Vilhena.
Telefone: (69) 3322-2400
VÍDEOS: G1 em 1 Minuto Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: