Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

Mais de 23 km de vias para ciclismo já foram instalados em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em


Instalações fazem parte do complexo cicloviário da prefeitura. Segundo a Semtran, o complexo vai fazer ligação do espaço alternativo até o skate park Cerca de 23, 2 km de vias para ciclismo já foram instaladas em Porto Velho, através do Complexo Cicloviário da prefeitura da capital. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes (Semtran), o complexo fará a ligação do espaço alternativo, na zona norte até o skate park, na zona leste. Até o momento, Porto Velho possui 7,5 km de ciclofaixas, 13,4 km de ciclovias e 2,3 km de ciclorrotas.
Ciclorrota na Av. Lauro Sodré em Porto Velho
Beatriz Galvão/G1
Embora as áreas de ciclismo estejam sinalizadas, há diferenças entre as três áreas de circulação de bicicletas. É preciso se atentar aos conceitos para que sejam respeitados e seguidos conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Ciclovia: É o espaço separado e exclusivo para o uso contínuo do ciclista, podendo ter sentido unidirecional (seguindo o sentido da via), ou bidirecional (com duplo sentido de circulação). Em Porto Velho, a ciclovia pode ser encontrada em uma via na calçada do Espaço Alternativo, nas estradas do Santo Antônio e Treze de Setembro e nas avenidas José Vieira Caúla e Mamoré. Ela oferece mais segurança para o ciclista, já que mantém o distanciamento físico do tráfego de veículos.
Ciclofaixa: Como o nome já diz, é uma faixa na própria rua ou avenida que limita o espaço destinado aos ciclistas do trânsito em geral. Na capital, ela é encontrada nas ruas e retornos em frente ao Aeroporto Jorge Teixeira, na rua Da Beira e na rua Cipriano Gurgel.
Ciclorrota: É a rota sinalizada que indica o trajeto mais seguro para quem anda de bike. Há apenas uma ciclorrota em Porto Velho e está localizada na Avenida Lauro Sodré.
Travessia: Além dos demais espaços de circulação de bicicletas, o trajeto funciona como uma “faixa de travessia” em que o motorista deve dar preferência ao ciclista. Na capital, ela é sinalizada por uma faixa vermelha pintada na rua e está localizada na área entre o espaço alternativo e o aeroporto.
Complexo Cicloviário
A instalação das ciclorrotas, ciclovias e ciclofaixas em Porto Velho fazem parte do “Complexo Cicloviário” da Prefeitura da capital, executado com o objetivo de proporcionar mais segurança aos condutores de bicicleta e pedestres, bem como melhorar a fluidez no trânsito do município.
“Isso é só o início do nosso complexo que vai se estender, fazendo a ligação do espaço alternativo até o parque da cidade e posterior até o skate park”, explicou o assessor técnico de sinalização da Semtran.
Além da implantação desses espaços de circulação de ciclismo, o Complexo Cicloviário também trouxe mudanças para vias que já existiam na cidade.
Para quem sai da Zona Leste rumo ao Centro de Porto Velho, pode ter percebido que a Avenida Raimundo Cantuária perdeu a ciclofaixa que tinha há anos. Segundo João Luiz, essa retirada faz parte do projeto.
“Os projetos estão em trâmites internos ainda. Virão novas ciclovias para fazer a ligação em vários pontos chaves da cidade de Porto Velho, trazendo a segurança para o ciclista e também para os condutores que terão cada um seu espaço delimitado conforme as sinalizações forem acontecendo”, explicou.
Veja mais vídeos do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: