Conectado por

Rondônia, terça, 09 de março de 2021.


Plural Saúde

Destaque

Esperança marca a vida de quem recebe a vacina contra a Covid-19 em Porto Velho


Publicado por

em

VACINAÇÃO DE IDOSOS

Em breve será divulgada uma nova chamada para vacina pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura
A descoberta da vacina contra a Covid-19 trouxe para a humanidade a esperança de vencer a pandemia. Com isso, receber a dose da vacina e ser imunizado têm gerado muitas expectativas, foi o que aconteceu com a dona de casa Francisca Vieira, 85 anos, natural de Porto Velho, que comemorou ao ser contemplada com a primeira dose.
“Estou muito feliz em poder ser vacinada, e ficarei muito mais quando meus filhos também forem contemplados. É uma benção o que está acontecendo aqui pra todos nós, idosos, e tão perto da minha casa”, ressaltou com um sorriso no rosto, a idosa, moradora da região central da Capital.
Francisca e mais 3,5 mil idosos estão sendo imunizados, através do Plano de Vacinação da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), que teve início na terça-feira (2). Dentro dos grupos prioritários estão idosos acima de 80 anos e as vacinas estão sendo realizadas em seis pontos distribuídos pela cidade, à medida que a Capital recebe as doses.
De acordo com a Semusa, a meta de imunização deste primeiro grupo foi alcançada nesta sexta-feira (5). O dado é motivo de comemoração para o prefeito Hildon Chaves, que declarou que o momento é épico e entrará para a história. “Após a chegada das vacinas, os nossos profissionais de saúde que atuam na linha de frente foram vacinados. Essa era uma data que eu esperava ansioso por tornar possível a imunização dos idosos de Porto Velho”.
O prefeito lembrou ainda que, após o término desta fase, o cronograma terá continuidade a partir da chegada de mais vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. As novas datas serão divulgadas pela Semusa.

 SATISFAÇÃO CONTAGIANTE

A alegria e a satisfação contagiam muitas outras pessoas. Uma delas é a amazonense Francisca Queiroz, aposentada de 80 anos, que recebeu a sua dose na ação desenvolvida na Escola Estadual Carmela Dutra. “Estou me sentindo uma felizarda por ser uma das primeiras a receber a vacina, eu e meu esposo Miguel, que já tem 90 anos”.
Forte e guerreira, Francisca Queiroz conta que superou um câncer há pouco tempo, mas estava muito preocupada com a pandemia e receber a dose da vacina, trouxe um pouco de alívio. “Moro aqui há 25 anos e tenho Porto Velho no meu coração. É um bem para todos nós que já estamos numa idade avançada. Eu passei há pouco tempo por um câncer, mas o coronavírus estava me preocupando muito mais. Hoje me sinto protegida e quero voltar logo pra tomar a segunda dose e ficar mais tranquila”.
O francês Eric Marie de Champeaux, de 85 anos, que passou duas décadas em terras portovelhenses, pensa da mesma forma. “Agora é esperar a segunda dose. Eu acredito muito nessa vacina, que vamos conseguir dar um basta nesse Coronavírus”.
PLANO
De acordo com a Semusa, a vacinação contra a Covid-19 para os idosos a partir de 80 anos iniciou com o agendamento, no último dia 29 de janeiro, através da internet e telefones. O idoso pode escolher dia, horário e local disponível para ser vacinado.
 Em breve, uma nova chamada será divulgada pelos canais oficiais de comunicação da Prefeitura, que atua com responsabilidade estratégica e compromisso em facilitar o acesso desse público ao serviço, evitando longas filas de espera e aglomerações nos pontos de vacinação.
Para a secretária de Saúde, Eliana Pasini, a ação vem ocorrendo de forma correta, conforme havia sido analisada anteriormente a fim de minimizar aglomerações. “Foi muito importante termos nos preocupado em como poderia ser feito o agendamento da vacinação para os idosos, porque estávamos preocupados com a possibilidade de haver aglomeração na hora da vacinação deles”, analisou. Ela lembrou ainda da facilitação proporcionada pelo Município, inclusive, com a disposição das linhas telefônicas e possibilidade pela internet.
Comentários do Facebook - Comente

Publicidade

Mais destaques

Facebook