Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

G1

Bacia do rio Madeira não alcançará a cota de inundação, indica o prognóstico do Serviço Geológico do Brasil


Compartilhe:

Publicado por

em


Segundo a Agência Nacional de Águas, o nível do Rio Madeira está em 14,3 metros nesta quinta-feira (4). Rio Madeira em Porto Velho
Reprodução
Registrando 14,3 metros, o rio Madeira, em Porto Velho, não deve atingir a cota de inundação em 2021, de acordo com o prognóstico divulgado pela Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) no início da semana.
Segundo o responsável pelo Sistema de Alerta Hidrológico do rio Madeira, Marcus Suassuna, as “probabilidades ainda são pequenas de que chuvas muito acima das normais ocorram. Nesse cenário, de chuvas próximas às normais, ou ainda, acima das normais, mas não tão extremas, a probabilidade de inundação, a partir da cota de 17 metros, é pequena”.
Caso chuvas fortes sejam observadas nas bacias do Beni, Mamoré e Guaporé, a chance de inundação poderá aumentar. Mas, segundo o SGB/CPRM, não existe ainda, previsão de que tal cenário ocorra.
Cota de inundação
O rio Madeira atingiu a cota de 17 metros em 2019. Segundo a Defesa Civil, esta é a cota de transbordamento para uma eventual cheia na capital.
Cheias históricas
Quando registrou a cheia histórica, em 2014, o nível do rio Madeira atingiu mais de 19 metros. Milhares de pessoas foram retiradas de casa.
Outro ápice do nível do rio foi em 9 de abril de 2007, quando o Madeira chegou a 17,52 metros. Na época, a enchente invadiu bairros, distritos e afetou cerca de 1,6 mil famílias somente em Porto Velho.
Veja mais vídeos do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: