Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Cultura

XII FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA: Inscrições abertas


Compartilhe:

Publicado por

em

A XII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada no período de 22 a 28 de março de 2021, de forma virtual

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é uma grande festa das Artes Cênicas de Rua e se constitui como uma importante política pública para o fomento da produção e para a formação de plateia no Estado de Rondônia.

Nas edições anteriores do Encena na Rua, a cidade de Porto Velho parou para ver o teatro de rua e mais de meio milhão de pessoas assistiram as apresentações do Festival no decorrer das onze edições.

O FESTIVAL AMAZÔNIA ENCENA NA RUA possibilita o desenvolvimento da atividade artística, o acesso das pessoas de todas as camadas sociais às artes, além, é claro, da troca e do intercâmbio das linguagens, das estéticas e dos grupos e companhias da Amazônia. Nessa edição, que será virtual devido a pandemia do COVID 19, o alcance do festival se expandirá pelo Brasil e pelo mundo difundindo as artes cênica de rua produzidas da Amazônia.

INSCRIÇÕES

A XII Edição do Festival Amazônia Encena na Rua será realizada no período de 22 a 28 de março de 2021, com inscrições  até o dia 15 de fevereiro de 2021.

Poderão inscrever-se espetáculos de rua, de grupos de teatro, dança e circo dos estados que compõe a Amazônia Legal. É necessário o preenchimento formulário de inscrição online: http://bit.ly/3oG3vLg.

Deverão constar ficha técnica, contatos e responsável pela inscrição, links: fotos, portifólio e vídeo do espetáculo. Mais informações: e-mail: [email protected]

XII EDIÇÃO DO AMAZÔNIA ENCENA NA RUA

O AMAZÔNIA ENCENA NA RUA é um festival de artes integradas que chega a sua 12ª edição e difundirá no ambiente virtual os melhores espetáculos de artes cênicas (teatro, dança e circo) que foram produzidos na Amazônia Legal.

O festival acontecerá de 22 a 28 de março, com exibição de espetáculos, seguidos de debate com integrantes do elenco e a plateia virtual com interação por meio dos comentários nos perfis de transmissão do evento no Facebook e YouTube.

Cada sessão terá duração de duas horas, tendo mediação de um apresentador. Durante todas as apresentações do festival haverá tradução em Libras. Antes de cada sessão e no texto de descrição da transmissão dos espetáculos será informada a classificação indicativa. Toda programação será gratuita.

A XII edição do AMAZÔNIA ENCENA NA RUA foi contemplado no edital nº 80/2020/SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Pacaás Novos do Edital de Chamamento Público para Difusão de Festivais, Mostras e Feiras Artísticas e Culturais – Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc) – Eixo I: Festivais  – Item VI: Linha de Apoio Audiovisual.

O IMAGINÁRIO

Fundado em 2005 com o objetivo de pesquisar e investigar as diversas linguagens artísticas. Em seus trabalhos, discute a relação entre o público, o teatro e a cidades. Realizou grandes projetos com relevância nacional como: Caravanas de Teatro pelo Interior do Mato Grosso, Acre e Rondônia; circulação por todas as regiões do país em duas edições do Palco Giratório (2010 e 2018); duas edições da Caravana PETROBRAS de circulação de espetáculos; circulação pelo circuito pelo SESC AMAZÔNIA DAS ARTES; produziu ONZE EDIÇÕES DO AMAZÔNIA ENCENA NA RUA, reunindo grupos de artes públicas da Amazônica e das demais regiões do país.

O Imaginário já foi selecionado em mais de 30 prêmios nacionais, com destaque para 02 (duas) edições do “Rumos – Itaú Cultural”, um prêmio de Gestão da Economia Criativa, 07 (sete) prêmios da CAIXA e 14 (quatorze) prêmios da FUNARTE.

Compartilhe: