Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

Dois pescadores são presos com 50 quilos de peixe na RO-133


Compartilhe:

Publicado por

em


Homens estavam em uma moto, rebocando carretinha, quando foram abordados pela PMA. Pescado apreendido foi doado a instituições. Pescado apreendido com suspeitos foi doado para instituições não governamentais
PMA/Reprodução
Dois pescadores, sendo um de 49 e outro de 27 anos, foram presos transportando 50 quilos de peixe em uma caixa de isopor na RO-133 em Machadinho D’Oeste. O flagrante foi feito na sexta-feira (29) pela Polícia Militar Ambiental (PMA).
Segundo a polícia, os dois homens seguiam de moto rebocando uma ‘carretinha’ pela RO-133, quando foram abordados pela guarnição. Na revista da polícia foi descoberto que haviam várias espécies de peixe dentro da caixa.
Os suspeitos afirmaram aos policiais que ficaram três dias acampados na beira do rio Machadinho e o pescado seria para subsistência familiar.
Como eles não tinham autorização para pesca e tinham pescado durante o período da piracema, os dois homens receberam voz de prisão e foram levados pela PMA à delegacia da Polícia Civil.
A carga de peixes pesou, ao todo, 50 quilos. O pescado foi doado pela polícia a organizações não governamentais da região.
Piracema
Pesca, transporte, beneficiamento e comercialização de algumas espécies de peixe estão proibidos até 15 de março de 2021, por causa do período da piracema ( período de reprodução dos peixe).
Neste período de tempo, pescadores profissionais artesanais, amadores e os que praticam a modalidade pesque e solte serão autorizados a captura e transporte de pescado de até cinco quilos de peixe ou um exemplar por semana.
A determinação é válida para todas as bacias hidrográficas no Estado, incluindo os rios: Madeira, Mamoré, Jamari, Abunã, Machado, Roosevelt e na calha principal do rio Guaporé.
A pesca do pirarucu fica proibida até 30 de abril, e o tambaqui até 31 de março.

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: