Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Exame

Os melhores e os piores investimentos de janeiro


Compartilhe:

Publicado por

em

Os fundos de renda fixa do tipo duração alta e grau de investimento lideraram o ranking dos melhores investimentos de renda fixa em janeiro, com rentabilidade média de 0,73%, bem acima da referência da categoria, o CDI, que registrou variação de 0,16%. 

Esses fundos aplicam pelo menos 80% da carteira em títulos públicos e em outros ativos de baixo risco no mercado, emitidos por bons pagadores.

O Ibovespa bateu o recorde histórico de 125 mil pontos. Saiba como aproveitar a alta da bolsa com a EXAME Research

Já entre os ativos de renda variável (que não diretamente ações), os fundos de ações do tipo investimento no exterior ficaram no topo do ranking, com alta de 1,01% no mês. Segundo Juliana Machado, especialista em fundos da EXAME Research, a questão fiscal pesa sobre os ativos brasileiros.

“Apesar dos juros baixos, há o temor de furo do teto dos gastos. Então há aumento de risco e, como consequência, queda da rentabilidade dos ativos nacionais”, afirma Machado.

Os fundos de ações que investem no exterior permitem exposição a ativos mais fortes, como ações de grandes empresas de tecnologia, que tiveram forte crescimento na crise.

Veja o ranking da renda fixa e da renda variável na tabela abaixo:

Renda fixa

Investimento Desempenho em janeiro (em %) Desempenho em 12 meses (em %)
Fundos de renda fixa – duração alta – grau de investimento 0,73 9,55
Tesouro Selic 2025 0,19 2,06
Poupança 0,11 1,96
Fundos de renda fixa – duração baixa – grau de investimento 0,1 2,01
Tesouro IPCA+2024 -0,38 7,51
Tesouro prefixado 2023 -1,08 5,89
Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2035 -1,97 4,75
Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2045 -2,34 0,06
Tesouro prefixado 2025 -2,44 3,72
Tesouro IPCA+ 2035 -2,6 3,24
Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2050 -2,86 -1,12
Tesouro IPCA+ 2045 -5,19 0,01

Referência

Índice Desempenho em janeiro (em %) Desempenho em 12 meses (em %)
CDI 0,16 2,58

*A rentabilidade dos fundos vai até o dia 26 de janeiro, dado mais atual disponível na Anbima.
*O desempenho mensal dos títulos e da poupança se refere aos últimos 30 dias até a data de fechamento.

Renda variável

Investimento Desempenho em janeiro (em %) Desempenho em 12 meses (em %)
Fundo de ações investimento no exterior 1,01 -1,1
Multimercado investimento no exterior 0,91 10,63
Fundo de ações valor/crescimento 0,58 -5,6
Multimercado livre 0,13 6,31
Fundos de ações livre -0,16 0,91
Fundo de ações índice ativo -1,94 -5,2

*A rentabilidade dos fundos vai até o dia 26 de janeiro, dado mais atual disponível na Anbima.

Referência

Índice Desempenho em janeiro (em %) Desempenho em 12 meses (em %)
Ibovespa -3,32 -1,21

Piores aplicações

Entre os piores investimentos na renda fixa esteve o Tesouro IPCA+ com juros semestrais 2050. A maior parte dos títulos do Tesouro registrou desvalorização no mês. 

Segundo relatório de Renato Mimica, executivo-chefe de Investimentos (CIO) da EXAME Research, o mês foi marcado pela alta das taxas de juros dos títulos públicos, que atingiram o pico no dia 22. Contudo, a partir daí, houve queda das taxas dos títulos indexados à Selic, prefixados e indexados ao IPCA para todos os vencimentos.

“A queda é explicada em parte pela queda dos juros nos EUA e a aposta do mercado na vitória do candidato do governo  (Arthur Lira, PP-AL) para presidente da Câmara. No entanto, mesmo com a provável vitória de Arthur Lira, os desafios fiscais do Brasil continuam muito grandes, o que pode trazer incertezas no mercado de juros para horizontes mais longos”, aponta Mimica. 

Por causa desse cenário de incertezas, a EXAME Research recomenda títulos prefixados apenas para o curto prazo, apostando em uma queda pontual das taxas de juros. Para investimentos mais longos, mantém a recomendação de títulos pós-fixados, preferencialmente atrelados ao IPCA, diante das incertezas no cenário fiscal.  

Renda variável

Entre as aplicações de renda variável que renderam menos estiveram os fundos de ações do tipo valor/crescimento. Essas aplicações se desvalorizaram 2,61% em janeiro. Isso acontece porque a bolsa também é impactada negativamente pelo risco fiscal, afirma a especialista.

Que tal investir com especialistas que selecionam a nata da nata dos fundos para o seu perfil? Conheça a EXAME Research

“Apesar de o mercado ter muita liquidez, é preciso ajustar o nível de risco, o que impacta as ações. Os fundos da categoria têm uma visão de longo prazo e acabam sofrendo mais em meio a esses ajustes. Mas isso não significa que a tese dessas aplicações não vale mais.”

O que ponderar

Para todos os investimentos, a orientação é sempre lembrar que a rentabilidade passada não significa garantia de rendimento futuro. Também é importante mencionar que o ranking de investimentos considera a rentabilidade bruta das aplicações, sem descontar o Imposto de Renda (IR).

Nas aplicações em fundos de ações, há IR de 15%. Nos fundos de curto prazo, a alíquota é de 22,50% para resgates em até 180 dias e de 20% para resgates depois de 180 dias. Nas demais categorias de fundos (longo prazo), a tributação segue tabela regressiva, em que a alíquota varia entre 15% e 22,5%, conforme o prazo de vencimento.

Os títulos públicos também são tributados pela tabela regressiva de IR. A poupança não tem cobrança de IR.

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: