Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

G1

TJ-RO decreta luto oficial de três dias pela morte de Walter Waltenberg


Compartilhe:

Publicado por

em


Ex-presidente do TJ-RO testou positivo para Covid-19, precisou ser intubado devido à gravidade da doença e transferido para Brasília, onde faleceu. Desembargador aposentado e ex-presidente do TJRO, Walter Waltenberg Silva Júnior
TJ-RO/Divulgação
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) decretou luto oficial de três dias pela morte do desembargador aposentado e ex-presidente do TJ-RO, Walter Waltenberg Silva Júnior. Ele morreu aos 62 anos, em Brasília neste domingo (24).
Walter Waltenberg testou positivo para Covid-19, precisou ser intubado devido à gravidade da doença e transferido para Brasília, onde faleceu.
A partir da segunda-feira (25), a presidência decretará luto oficial por três dias, no âmbito do Poder Judiciário, em sinal de pesar pelo falecimento do desembargador. Com isso, as bandeiras serão hasteadas a meio mastro nas unidades do Judiciário de Rondônia durante esse período.
Em nota, o TJ-RO relembrou a trajetória de Waltenberg. Leia abaixo a homenagem:
Walter Waltenberg Silva Junior nasceu em 16 de novembro de 1958, na cidade de e Juiz de Fora (MG), onde viveu e se formou bacharel em direito pela Universidade Federal, em 1981.
Veio para Porto Velho, onde inicialmente trabalhou como assessor de desembargador. Aprovado no II Concurso Público para ingresso na carreira da Magistratura do Estado de Rondônia foi nomeado juiz de direito da 7ª Seção Judiciária, com sede na comarca de Rolim de Moura, 2ª Entrância, onde permaneceu até 1992.
Na capital, foi juiz da Vara da Auditoria Militar da comarca. Assumiu o cargo de desembargador em 18 de novembro de 2005, como membro da 2ª Câmara Especial.
Waltenberg fez pós-graduação em Direito Constitucional pela Faculdade de Ciências Humanas, Exatas e Letras de Rondônia – FARO e Pós-graduação “Lato Sensu e em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade São Lucas – Porto Velho-RO”. Foi professor de Direito Constitucional na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia – Emeron, instituição da qual também foi diretor no biênio 2012/2013.
O desembargador passou por diversos cargos importantes do Judiciário Rondoniense como vice-presidente e corregedor do TRE – Tribunal Regional Eleitoral – Biênio 2016-2018; e vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – Biênio 2008/2009.
No decorrer da carreira, proferiu dezenas de palestras sobre os mais diversos ramos do direito. Participou de diversos Encontros e Congressos Nacionais de Magistrados.
Também foi Membro da Comissão Especial para promover a reforma do texto do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, no período de 04-12-2006 a 08-03-2010.
Repercussão
O governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, lamentou a morte do desembargador em um pronunciamento durante a chegada das doses da vacina de Oxford contra Covid-19.
“Nós estamos em guerra. Na guerra perdemos as pessoas. Hoje tivemos a perda do doutor Walter Waltenberg lá em Brasília. Essa doença não escolhe sexo, poder aquisitivo, cor e idade”, disse o governador durante pronunciamento.
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, emitiu nota de pesar ao receber a notícia do falecimento do ex-presidente do TJ-RO, com quem mantinha longa relação de amizade pessoal, além do relacionamento protocolar.
“Fica o legado que permanecerá vivo na memória da magistratura rondoniense e com certeza vai nortear àqueles que buscam fazer a melhor justiça”, consta na nota.
MEMORIAL: As vítimas da Covid-19 em Rondônia
VÍDEOS: mais recentes do G1 Rondônia

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: