Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

G1

RS receberá 50 pacientes com Covid-19 de Porto Velho, em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Vinte serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas e outros 30 ficarão em Porto Alegre nos hospitais Conceição, Clínicas e Vila Nova. Governo diz que sistema de saúde do estado tem condições de ampliar o atendimento a esses pacientes sem entrar em colapso. O Rio Grande do Sul receberá, nesta terça-feira (26), 50 pacientes clínicos com Covid-19 vindos de Porto Velho, em Rondônia. Vinte deles serão enviados para o Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, e os outros 30 ficarão em Porto Alegre: 10 no Grupo Hospitalar Conceição, 10 no Hospital de Clínicas e 10 no Hospital Vila Nova.
No sábado (23), o prefeito da cidade, Hildon Chaves, afirmou que os leitos para pacientes com Covid-19 na capital de RO estão lotados.
“A solidariedade não tem distância nem fronteiras”, resumiu o governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior, nas redes sociais.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) organiza uma operação de transferência desde o aeroporto Salgado Filho, na Capital, onde os pacientes devem desembarcar, até os hospitais.
“Somos todos brasileiros, somos todos SUS, que prevê o atendimento a todos os cidadãos. Então, neste sentido, o RS é solidário e se coloca à disposição do Estado de Rondônia para poder recepcionar, tratar e recuperar pacientes Covid”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann.
A decisão foi tomada entre a SES e a secretarias municipais das cidades que vão receber os pacientes. “São pacientes clínicos que precisam de oxigênio e de outras demandas. O governo de Rondônia quer se precaver e evitar que esses pacientes acabem na UTI, porque o estado vive uma situação de pré-colapso. Se forem para a UTI, é possível que não recebam atendimento adequado”, explicou o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.
Os pacientes ocuparão, em princípio, leitos de enfermaria. No entanto, há possibilidade de que o quadro se agrave e eles precisem de leitos de tratamento intensivo. Mesmo assim, o diretor garante que o RS está preparado para receber essas pessoas.
“Temos condições de suportar um eventual aumento de demanda e não temos receio em aceitar esses pacientes, colaborando com os estados do Norte, que estão em dificuldade neste momento”, garantiu Elsade.
A SES receberá nesta segunda-feira (25) um relatório com informações sobre o quadro clínico e a situação de cada paciente. Para a transferência entre o aeroporto e os hospitais, serão utilizadas ambulâncias básicas e avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Há possibilidade de a logística também envolver um micro-ônibus da Brigada Militar ou do Exército.
Em 14 de janeiro, o governo do RS já havia se colocado à disposição para receber pacientes de Manaus, em consequência do esgotamento da rede hospitalar da capital do Amazonas.
Até as 20h deste domingo (24), a taxa de ocupação dos leitos de UTI dos hospitais gaúchos era de 74,6%, apesar de haver 62 hospitais com notificações em atraso.
Vídeos: Bom Dia Rio Grande
Initial plugin text

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: