Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

G1

FOTOS: Estudantes realizam primeira prova do Enem 2020 em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em


Primeira etapa da prova é realizada neste domingo, 17. Mais de 68 mil pessoas se inscreveram para o exame em Rondônia. A primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020 é realizada neste domingo (17) em todo o país. Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram para a prova, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Confira a galeria de fotos no final da matéria.
Em Rondônia, estão inscritas 68.659 pessoas. Duas cidades do estado, Rolim de Moura e Espigão D’Oeste, não permitiram a realização das provas por questões sanitárias, devido a pandemia do novo coronavírus.
Ji-Paraná, que inicialmente havia informado que também não teria o exame, voltou atrás e permitiu que a prova fosse aplicada. A cidade conta com 5.881 inscritos e tem 15 escolas destinadas ao exame.
Enem 2020: máscara, caneta preta… o que o candidato deve levar e saber no dia da prova
Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia
No Enem 2020, como se proteger da Covid-19? Quais os riscos de pegar a doença durante a prova?
No sábado (16) a Universidade Federal de Rondônia (Unir) divulgou uma nota manifestando a preocupação com a manutenção do Enem para os dias 17 e 24 de janeiro. A instituição diz reconhecer a importância do exame, mas entende que a realização das provas nessas datas pode colocar em risco a saúde dos candidatos, familiares e das várias pessoas envolvidas no Enem, assim como deixar em condições menos favoráveis candidatos mais vulneráveis. Confira a nota na íntegra.
Confira as imagens:
Enem 2020 em Ji-Paraná – Portões fechados para o primeiro dia de provas do Enem
Élida Geovana/Rede Amazônica
Enem 2020 em Ariquemes – Rosilda Daniel Ribeiro, 46 anos, é artesã e costureira. Ela aproveitou a aplicação da prova do Enem para vender máscaras paras os candidatos.
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Porto Velho – Vitória Freitas Texeira, de 17 anos, tentou uma proteção extra para fazer a prova do Enem em Porto Velho. Ela quer cursar medicina.
Vitória Freitas/Arquivo pessoal
Enem 2020 em Guajará-Mirim – Edilene Guimaraes Cajare, 28 anos, vive na Aldeia Ricardo Franco. Ela conta que viajou quase 24h para chegar a tempo e garantir que iria fazer a prova. Grávida do terceiro filho, quer ingressar no ensino superior para melhorar de vida.
Lena Mendonça/G1
Enem 2020 em Porto Velho – Everton Rodrigues, 20 anos, está fazendo o Enem pela terceira vez e quer cursar engenharia da computação. Ele não sabia que não poderia guardar a bicicleta dentro da escola e teve que trancar com cadeado do lado de fora. “O jeito é contar com a sorte”.
Diêgo Holanda/G1
Enem 2020 em Porto Velho – Álcool em gel é disponibilizado a candidatos do Enem na porta de escola
Diêgo Holanda/G1
Enem 2020 em Cacoal – Polícia Militar faz ronda em frente a locais de prova
Magda Oliveira/Rede Amazônica
Enem 2020 em Guajará-Mirim – Elkadavid Divina Ferreira, 35 anos, é autônoma e conta que esta fazendo o Enem pra ter oportunidade de emprego. “Preparada não estou por conta da pandemia. Não tive como estudar muito, mas preciso tentar”.
Lena Mendonça/G1
Enem 2020 em Guajará-Mirim – Ivaneide Delabona, 34 anos, mora em Nova Mamoré, é diarista e pretende cursar engenharia civil. Ela conta que estudou pela internet.
Lena Mendonça/G1
Enem 2020 em Cacoal – Erika Gonçalves, 20 anos, faz o Enem pelo segundo ano e quer cursar administração. Ela conta que estava insegura em fazer a prova pois o pai é do grupo de risco. “Antes dos portões abrirem, tentei ficar o mais afastada possível. Lá dentro da escola não sei como será, mas farei o que estiver ao meu alcance para me proteger. Até álcool em gel eu trouxe”.
Magda Oliveira/Rede Amazônica
Enem 2020 em Guajará-Mirim – Leno Rogério Batista, 29 anos, faz o Enem pela primeira vez. Ele conta que está desempregado e que quer fazer a prova para tentar uma vaga no curso de educação física e melhorar a vida profissional
Lena Mendonça/G1
Enem 2020 em Ariquemes – Ônibus escolar deixa alunos de Cujubim em escola de Ariquemes para realizarem a prova
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Porto Velho – Gisele Santos, 18 anos, foi até a escola acompanha da mãe, a educadora Marines dos Santos, de 52 anos. A mãe orou pela filha e diz que vai esperar a estudante fazer a prova.
Diêgo Holanda/G1
Portões abertos para a primeira prova do Enem em Ji-Paraná
Élida Geovana/Rede Amazônica
Enem 2020 em Guajará-Mirim – Luciano Quaresma, 25 anos, vai fazem o Enem pela terceira. Como em anos anteriores perdeu a prova por te chegado atrasado, esse ano decidiu chegar bem cedo e se garantir.
Lena Mendonça/G1
Enem 2020 em Ariquemes – Edemailon Eutropio Cabral, de 23 anos, trabalha com serviços gerais e vai fazer o exame para tentar uma vaga no curso de direito. “Fiquei com medo de não ter a prova, porque o Enem é a principal porta de entrada das faculdades públicas, e nem todo mundo pode pagar por uma particular”.
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Ji-Paraná – Elson Vieira de Souza, 50 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez e pretende cursar engenharia agrônoma. Ele foi até a escola de moto e acabou pegando chuva.
Élida Geovana/Rede Amazônica
Enem 2020 em Porto Velho – Camila Gonçalves, de 20 anos, saiu de Candeias do Jamari para realizar a prova na capital. Ela conta que teve medo, por causa da pandemia, mas decidiu encarar o exame. “Como a gente tem necessidade e o sonho de entrar em uma faculdade boa, eu decidi arriscar e vim”
Leili Byhain/CBN Amazônia
Enem 2020 em Porto Velho – Moto com caixas de som é utilizada para passar informações sobre o horário da prova em frente a uma faculdade de Porto Velho
Diêgo Holanda/G1
Enem 2020 em Ariquemes – Rainara Nepomuceno, de 18 anos, vai realizar a prova pela segunda vez e quer ingressar na faculdade de direito. Ela conta que teve receio de fazer a prova na pandemia, mas que não quis perder a chance de entrar em uma universidade pública
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Ariquemes – Cassia Ferreira Soares, 21 anos, fará a prova pela quarta vez e pretende conseguir vaga no curso de nutrição. Diz que não ficou com receio de fazer a prova durante a pandemia por causa das medidas de segurança adotadas..
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Ariquemes – Dalma Priscila da Rocha Vieira, 18 anos, é acadêmica de engenharia civil e vai fazer o Enem pela quinta vez para tentar vaga no curso de enfermagem.
Franciele do Vale/Rede Amazônica
Enem 2020 em Cacoal – Movimentação em frente ao maior local de provas de Cacoal é fraca poucos minutos antes da abertura dos portões
Magda Oliveira/Rede Amazônica
Enem 2020 em Porto Velho – Movimentação é pequena na Escola Estadual Carmela Dutra minutos antes da abertura dos portões
Armando Junior/Rede Amazônica

Fonte: G1 Rondônia

Compartilhe: