Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Ipem inicia perícia em produtos comercializados nas prateleiras de supermercados; empresas foram notificadas


Compartilhe:

Publicado por

em

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), iniciou na última segunda-feira (11), o período de perícias em produtos comercializados nas prateleiras de supermercados de Rondônia. Na avaliação, foram encontradas irregularidades em marcas de detergentes, sabonetes líquidos e toalhas umedecidas.

Produtos que integram a cesta básica são reprovados em perícia do Ipem

A ação tem o objetivo de conferir se os produtos ofertados nas prateleiras dos supermercados estão de acordo com as especificações contidas em suas respectivas embalagens.

Na avaliação realizada pelo Laboratório de Pré-Medidos do Instituto, o detergente e o sabonete líquido foram reprovados nos critérios de média do conteúdo líquido do produto de acordo com a Portaria 248/2008 do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).  Já a toalha umedecida, foi reprovada na indicação dimensional na indicação da embalagem pela da Portaria 157/2002.

De acordo com o presidente do Ipem-RO, Aziz Rahal Neto, as ações garantem maior confiabilidade ao consumidor no ato da compra nos estabelecimentos. “Estamos monitorando constantemente os supermercados na capital e no interior, pois o consumidor tem que ter a segurança de que está adquirindo o produto de acordo com as suas especificações na embalagem”, destacou Aziz.

As empresas foram notificadas e terão dez dias para apresentar suas defesas junto ao jurídico do Ipem-RO, em virtude da constatação de irregularidade nos produtos.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (69) 98479-9055.

Compartilhe: