Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Geral

Rádio Falante é tema de artigo da Faculdade Paulista


Compartilhe:

Publicado por

em

Rádio Falante é tema de artigo da Faculdade Paulista

O projeto Rádio Falante da Escola Estadual Professor Orlando Freire, em Porto Velho/RO é mais uma vez tema de objeto de estudo. Desta vez, foi tema para o Trabalho de Conclusão de Curso de acadêmicos de pedagogia da Faculdade Paulista – UNIP, colocando em voga as ações, conquistas e especificamente a bem-sucedida trajetória da rádio da escola pública, executada por alunos e professores.

A pesquisa para elaboração do artigo foi executada na segunda quinzena de novembro de 2020 no estúdio da emissora educativa. Todo levantamento das informações para elaborar o TCC foi realizado pelas acadêmicas Ana Maria Carvalho da Costa, Elismar Brito, Jocinete Pereira Raiol, Lilian Pessoa de Figueiredo, Patrícia Pereira de Oliveira e Peteursula da Silva Souza. O trabalho foi orientado pela Profª Esp. Me. Janayara Dede de Souza Santos.

A análise dos documentos só constata a repercussão das ações e conquistas do projeto, que foram enaltecidas e divulgadas pela imprensa tanto em nível municipal, estadual e nacional. Tendo sido agraciado com voto de louvor da Câmara Municipal de Porto Velho. Chegando a figurar como destaque no portal do órgão máximo da educação no Brasil: MEC.

O idealizador e coordenador do projeto, o professor Reinaldo Ramos das Neves, juntamente com os gestores Luciano Francisco e Maricélia Silva, diretor e vice-diretora, foram elencando e expondo as acadêmicas da UNIP os inúmeros troféus, medalhas, exemplares de jornais e links com inúmeras matérias jornalísticas divulgadas sobre o projeto. “Os resultados indicaram que um projeto bem planejado, com uma equipe comprometida, leva a um resultado além do esperado”, lembra Ramos, acrescentando:  ”O projeto foi agraciado com alguns prêmios, comendas e reconhecimentos, além das fronteiras de Rondônia”.

Reconhecimento

A ação de incentivo à leitura despertou nos discentes o gosto pela leitura, melhorando o desempenho nas apresentações de seminários e em sala de aula. Essa ação do incentivo ao hábito da leitura obteve o reconhecimento do renomado escritor Paulo Coelho, membro da Academia Brasileira de Letras.

Em 2014/2018, o projeto da rádio foi tema de monografia do curso de graduação de jornalismo da UNIRON, e de pós-graduação da Faculdade Católica de Rondônia, na área de Metodologia do Ensino Superior, defendidos pelos jornalistas Paulo Afonso de Souza Melo e Carla Cristina Pereira das Neves. Segundo a futura pedagoga, Peteursula Souza, “o grande diferencial da rádio escola do colégio Orlando Freire é o segmento voltado para notícia e informação”.

Todo o projeto de conclusão de curso das acadêmicas foi embasado nas diretrizes da Educomunicação, respeitando as leis desse novo campo do conhecimento midiático, envolvendo professores, pesquisadores e consultores. Partindo desse pressuposto podemos afirmar que, a união entre educação e comunicação caminham juntas, surgindo dessa união o conceito de educomunicação. (Assessoria)

Compartilhe: