Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Exame

Ele alcançou o sucesso vendendo livros. Em plena crise do setor.


Compartilhe:

Publicado por

em

Início dos anos 2000. O carioca André Garcia veio morar em São Paulo para tentar duas coisas. Um emprego e uma bolsa para um mestrado na PUC. Mas ele fracassou nas duas metas. Não conseguiu o emprego nem o mestrado. Arrasado, retornou para o Rio para a casa dos pais. Deprimido, ficava lamentando o esforço despendido:

“Depois de tanto trabalho que tive para encontrar aqueles 85 livros para o mestrado…”

Foi quando André se deu conta de como era difícil encontrar títulos usados em sebos. Na época, a maioria dos sebos não tinha controle algum do acervo. Nem os donos sabiam com certeza quais livros estavam nas pilhas empoeiradas. Formado em Administração, André pensou: “Talvez esta dificuldade não seja só minha. É possível que outras pessoas estejam passando por isso também. Alguém podia criar um site que reunisse os acervos dos sebos e catalogasse tudo num lugar só. O pensamento seguinte foi: “Por que não eu?”

Este é o típico questionamento Oportunidades Disfarçadas. Minha pesquisa mostra que várias empresas, produtos e serviços surgiram assim: a partir de problemas próprios.

A ideia de André parecia boa. O problema estava na execução. Desempregado, ele não tinha recursos para contratar um programador ou uma empresa para fazer o site. Sem opção, decidiu ele mesmo estudar desenvolvimento de softwares. Em algum tempo, estava apto a programar um sistema básico de buscas. Em 2005, com apenas 10 sebos cadastrados, André Garcia lançava a Estante Virtual. Atualmente, o maior site de livros novos e seminovos do Brasil, com catálogo de cerca de 16 milhões de títulos.

Em 2017, o empresário vendeu o site para a Livraria Cultura por valor não revelado. Em 2020, a Magazine Luiza arrematou o negócio por 31 milhões de reais.

Você encontra histórias semelhantes a esta no livro Oportunidades Disfarçadas 2, que você também pode ser adquirido na Estante Virtual, na Cultura ou na Magalu.

Confira o vídeo: https://youtu.be/1yPAfa1g-Ek

Fonte: Revista Exame

Compartilhe: